Exposição 2022.1 – Imersão no gênero feminino – 19/01/2022

O que mulheres artistas têm a dizer sobre questões como as grandes crises ambientais e a condição feminina em tempos atuais? Por meio de desenhos, fotografias, instalações, pinturas, cerâmicas e objetos, 24 artistas respondem a essa pergunta na exposição Imersão no gênero feminino, no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC).

Os trabalhos das 24 artistas foram selecionados em uma chamada aberta realizada em dezembro do ano passado pelo MAUC e pela curadora da mostra, a artista Nathalie Nicolas. São obras de mulheres do Ceará e também de outros estados, como Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

“Esta exposição oferece um território às mulheres artistas para finalmente compensar a falta de representação feminina mesmo nas mostras que se pretendem universais, mas que, na verdade, expressam majoritariamente a perspectiva masculina”, destaca a curadora da coletiva.

A diretora do MAUC, Graciele Siqueira, destaca a importância da exposição, que tem o papel de trazer as mulheres para dentro do museu. “É para mostrar que, no museu de arte, as mulheres não são só musas inspiradoras”, aponta, ressaltando que as mulheres também produzem, estudam, debatem e fazem curadoria de arte.

Em outra sala da mostra, 35 artistas do grupo Sol para Mulheres, da Galeria Imagem Brasil, foram convidadas a apresentar uma seleção de fotografias que revelam algumas espécies vegetais que habitam o espaço cotidiano. Na exposição Meu inventário verde, é possível se encantar com os 27 registros fotográficos de paisagens verdes de Fortaleza e de outras regiões voltadas para a observação da natureza em ambientes urbanos.

Matéria republicada do Portal UFC Informa