Exposição 2022.14 – Estar nesse mundo – 15/12/2022

Estar Nesse Mundo é uma celebração aos 50 anos de arte da artista cearense Sandra Montenegro. A sua conexão com as artes iniciou-se em tenra idade, por volta dos 5 anos, quando passou a demonstrar um olhar curioso e atento, registrando em desenhos os seus sentimentos e o seu entorno. Em 1972, com apenas 13 anos, participou do V Salão dos Novos e conquistou o primeiro lugar em pintura e, desde então, essa relação com as artes plásticas se estreitou progressivamente.

Sandra narra histórias usando a linguagem visual, através das suas pinceladas, traços, sulcos e gravações. Faz uso de um extenso vocabulário artístico que encontrou no universo das aquarelas, das acrílicas sobre tela, dos desenhos, das gravuras e da mescla entre eles. Sua produção transita entre as sobreposições de camadas transparentes, espontâneas e fluidas e os traços marcados e bem definidos. São contrastes que reforçam a sua liberdade de produção.

As obras apresentadas no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC estão agrupadas em uma linha do tempo, contendo o passado, presente e futuro. É no passado onde observamos que os papeis de filha, mãe, avó, esposa e psicóloga fundem-se com a artista. No presente encontra-se sua produção atual e inédita, dentro das linguagens do desenho, aquarela, pintura e gravura. Suas criações mais recentes nos levam para um lugar ainda não trilhado, e que nos dá claros sinais para onde sua arte caminhará no futuro.

Outro momento presente nesta mostra são as obras vestíveis e os tecidos fluidos que abraçam o visitante. Essa interação permite mergulhar no seu mundo de cores e emoções, celebrar juntos o seu jubileu nas artes como também contemplar o prenúncio de sua produção que está por vir.

Sandra Montenegro ama viver e seu amor pela vida leva-a ao desejo de prolongar o seu estar nesse mundo, através da sua arte.

Esta mostra é uma radiante comemoração à vida que se apresenta através da experiência imersiva em seu cosmo pictórico!

Andréa Dall’Olio Hiluy (curadora)