Exposição 2022.11 – Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas – 22/11/2022

O INTERCÂMBIO INTERNACIONAL HOSPITALIDADE ENQUANTO ESTÉTICA RELACIONAL é uma realização da associação alemã Ponte Cultura, com mediação do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação do Instituto Federal do Ceará (IFCE), contando com a participação de 30 artistas convidados, de diferentes nacionalidades e de Estados do Brasil. O evento tem como homenageado o artista Siegbert Franklin (1875-2011), nome representativo da arte cearense, incentivador dos laços de amizade entre o Ceará e a Alemanha.

A exposição “Corpo Coletivo, subjetividades compartilhadas” reflete a experiência e o processo do intercâmbio, em que os artistas residentes do Ponte Cultura e os pesquisadores do Grupo Meio Fio de pesquisa e Ação ativam o espaço do MAUC como lugar de experimentação, que é a grande obra, no sentido de invenção de modelos de sociedade, como arte de gerar encontros e experiências estéticas relacionais.

As ações se entendem pela capital, Fortaleza; a cidade de Fortim, no litoral leste; e Guaramiranga, no Maciço de Baturité, onde se dará o Colóquio Arte, Hospitalidade e Responsabilidade Socioambiental. A programação inclui exposições, rodas de conversa e oficinas, abertas ao público.

A ideia é promover uma experiência estética em arte pública contemporânea de interesse social, com o objetivo de promover um intercâmbio entre artistas do Brasil e de outras nacionalidade, gerador de atividades de escuta e de experiências de convivência, de criação, troca de saberes, pensamento e educação, tomando como referência as práticas de hospitalidade.

Trata-se de uma proposta para pensar o tema hospitalidade por diferentes ângulos: de acolhida ou de inospitalidade; de trabalho ou relações de amizade e compadrio; de recepção da cultura estrangeira ou de histórias de refúgio ou banimento; de ser estrangeiro e suas vulnerabilidades ou de hospitalidade reparadora; de ação política, de exílio, imigração e exclusão social ou de inter-relação humana.