Exposição 2022.4 – Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história – 20/08/2022

O cotidiano universitário é formado por elementos que nos ajudam a refletir sobre suas dinâmicas políticas, sociais e culturais, identificar suas singularidades e compreender suas relações com a sociedade de modo geral. Entre esses elementos, nos esbarramos, e algumas vezes de forma literal, com os móveis. Eles colaboram para nossa localização nos ambientes, onde devemos nos ancorar no breve período em que estamos a exercer alguma ação.

As universidades são lugares de permanente passagem, e são os móveis de assento, em especial, as cadeiras, que dão suporte ao nosso corpo no momento de parar. Na Universidade Federal do Ceará não é diferente! Viemos aqui para trabalhar, estudar, pesquisar, encontrar pessoas, resolver pendências administrativas e burocráticas, participar de atividades, festas, solenidades, reuniões, manifestações artísticas, culturais, políticas, visitar exposições, museu e nesse ínterim, por vezes, procurar uma cadeira para sentar-se.

Na exposição “Cadeiras: conexões afetivas entre design, tempo e história”, o Memorial da UFC, dentro das comemorações dos seus 15 anos, apresenta a primeira coleção museológica do setor a ser lançada ao público. Se considerarmos que os objetos de museu acumulam valores a partir dos olhares das pessoas, indagamos: Qual o desenho dessas cadeiras? Com quais materiais foram produzidas? De que período datam sua produção? Como e por que vieram para a UFC? Onde estavam antes de serem musealizadas? Como estavam dispostas no ambiente universitário? A quais atividades estavam destinadas? Quem as utilizou?

Neste sentido, a exposição busca apresentar o acervo da Instituição e fomentar a reflexão sobre a história da UFC, estabelecendo conexões entre design, tempo e história a partir da presença das cadeiras no nosso cotidiano, um objeto que pode servir muito mais do que para sentar-se.

Universidade, tradição e modernismo

Até 1956, a Universidade do Ceará (UC) era constituída pelas Faculdades fundadoras (Escola de Agronomia, Faculdade de Direito, Faculdade de Farmácia e Odontologia e Faculdade de Medicina) e pelas Escolas agregadas (Faculdade Católica de Filosofia, Escola de Enfermagem São Vicente de Paula e Escola de Engenharia), consolidadas em diferentes espaços. Para o projeto de criação e instalação da UC faltavam-lhe elementos que reforçassem a identidade universitária. A compra da propriedade de José Gentil na Avenida Visconde do Cauípe (atual Av. da Universidade) tinha como objetivo começar a construir um espaço autenticamente universitário: a Reitoria.

A escolha do Benfica para sediar a Reitoria se deu por dois motivos. Primeiro, o bairro estava passando por um processo de mudanças urbanas e sociais, pois a burguesia comercial que o habitava estava se deslocando para regiões à época mais distantes do centro da cidade, como a Aldeota. Por esse motivo, várias propriedades estavam disponíveis para aquisição, visto que as antigas chácaras passaram a ter outros usos e seus terrenos loteados. Segundo, era do interesse da primeira gestão da UC se desvincular de espaços estabelecidos de poder e prestígio ligados a outras instituições que estavam se agregando e formando a Universidade. Era preciso um espaço novo, que simbolizasse o novo momento político, intelectual e cultural que a Universidade do Ceará queria representar.

Em termos de mobiliário, os vestígios dessa dinâmica entre as faculdades fundadoras, as escolas agregadas e a instalação da Reitoria se expressa na prevalência de móveis administrativos e escolares mais antigos em Art Déco, oriundos do período pré-universitário, e na mobília de inspiração renascentista, barroca e neoclássica da Reitoria. Esses móveis eram tanto originários da família Gentil como foram comprados pela Universidade para reforçar a aura de luxo e refinamento que se tentava construir ao redor do prédio da Reitoria, espelhando a “nobreza” dos palacetes do Benfica.

A Reitoria foi a pedra angular a partir da qual a ideia do campus universitário foi desenvolvida. Todavia, não foi somente sobre o simbolismo da tradição que o campus universitário foi construído. Na verdade, a cultura material universitária inaugurada nesse período foi marcada pela forte presença do modernismo e do uso de materiais de caráter industrial. A reforma da Reitoria, terminada em 1959, expressa bem essa relação. Do casarão original se preservou o padrão das colunas dóricas, a fachada, o torreão e o elevador. O espaço foi, contudo, totalmente remodelado e reconstruído em concreto armado, sendo construído no terreno do casarão um moderno auditório ao ar livre, a Concha Acústica.

Na medida em que a Universidade passa a adquirir os imóveis no Benfica, a partir da Reitoria, muitos casarões passam a ser demolidos para a construção de prédios em estilo modernista. O mobiliário acompanha essa tendência, sendo marcado pelo uso de materiais como compensado, metal, corino e plástico. Os móveis que a Universidade adquiriu acompanhavam os estilos contemporâneos das décadas de 1950, 1960 e 1970. A importância desse simbolismo de modernidade para a administração da Universidade é demonstrado pelos documentários fotográficos produzidos pela Reitoria, de seus imóveis e, até mesmo, eventualmente, do mobiliário.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque