2020.04 – Memorial cearense promove a revitalização de uma das raízes culturais mais importantes do município de Jaguaruana

Em uma área de 100 hectares a 183 km de Fortaleza, um imenso carnaubal reflete a forte ligação que esta palmeira tem com a história de Jaguaruana. A árvore está presente na cultura deste importante município cearense de diversas formas: na produção de vernizes, na confecção de chapéus, bolsas e objetos decorativos, na fabricação de móveis de diversos modelos e tamanhos, entre outras utilidades. As possibilidades são tantas que ela passou a ser chamada de “Árvore da Vida”.
A necessidade de um planejamento bem elaborado de cultivo, uso sustentável e preservação deste rico tesouro nacional inspirou a criação do Memorial Carnaúba.
À frente desta nobre iniciativa estão o produtor cultural e pesquisador Afro Moura Negrão Jr. e a ex-secretária do Município Daisy De Miranda Rocha, graduada em Turismo.
Contando com o apoio de toda a comunidade de Jaguaruana, o casal e sua equipe promovem diversas ações de proteção e revitalização da cultura da carnaúba no Município.
Por volta dos anos 60, a carnaúba estava no auge de sua produção.
Nessa época, um antigo galpão localizado no Centro da cidade era utilizado para armazenar toda a cera que era extraída da planta.
O mesmo galpão foi escolhido para abrigar o Memorial Carnaúba, inaugurado em maio de 2011.
Passando por Jaguaruana, não deixe de visitar este importante espaço de preservação, proteção e disseminação da árvore que muito tem a oferecer ao meio ambiente e aos seres que nele habitam.
Maiores informações no perfil do Memorial Carnaúba no Facebook: www.facebook.com/memorialcarnauba.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

29.04.2020