2020.05 – Imóvel construído na segunda metade do século XVIII abre suas portas para atuar na preservação do patrimônio histórico e cultural do município de Sobral

Uma casa bicentenária localizada no Centro do município cearense de Sobral é um dos pontos históricos mais importantes da cidade. Construída na segunda metade do século XVIII, a edificação apresenta traços da arquitetura da época. Propriedade do capitão-mor José Xerez Furna Uchôa, possui grande relevância no resgate histórico da fundação de Sobral.

Casa do Capitão-Mor. (Divulgação)

Após sucessivos ciclos de ocupação, o antigo imóvel passa por um criterioso trabalho de prospecção arqueológica para cumprir uma missão especial: contribuir para a preservação e difusão do patrimônio histórico e cultural do município de Sobral.
Durante o trabalho de prospecção, iniciado em 2001, foram feitas descobertas preciosas sobre a estrutura da edificação e o modo de vida dos que nela habitaram. Tais descobertas contribuíram significativamente para o processo de restauro da edificação, recuperando suas características iniciais. O trabalho foi realizado pela equipe do Laboratório de Arqueologia da Universidade Federal de Pernambuco, em parceria com a Prefeitura de Sobral.
Em 2007, o antigo imóvel abre suas portas à visitação pública. A partir de então, estudantes, professores, turistas e demais interessados têm a oportunidade de conhecer de perto os objetos que foram encontrados durante as escavações arqueológicas, além de participar de diversas ações culturais e educativas que consolidam cada vez mais a Casa do Capitão-Mor como um importante espaço de memória cultural e histórica do município de Sobral.
Maiores informações sobre este valioso trabalho estão disponíveis no perfil da Casa do Capitão-Mor no Facebook: www.facebook.com/Casadocapitaomor.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

06/05/2020