2020.06 – Equipamento cultural da UFC atua há mais de 54 anos na difusão das artes cênicas no Ceará

Você já teve a oportunidade de participar da programação cultural do Teatro Universitário da UFC? Sabe como se deu sua criação?

Tudo começou quando, no final da década de 1950, o magnífico reitor Antônio Martins Filho teve a brilhante ideia de criar núcleos e espaços de produção artística na UFC. Entre as várias iniciativas que ele tomou nesse sentido, está a criação, em 1960, do Curso de Arte Dramática da UFC (CAD). Instalado provisoriamente no Conservatório de Música Alberto Nepomuceno, o CAD inicia suas atividades no dia 15 de março do mesmo ano, tendo à frente o cearense José Maria B. de Paiva.

Em 1963, José Maria B. de Paiva propõe a aquisição de uma sede própria para o CAD. O imóvel escolhido foi o Educandário Santa Maria, situado na então Rua Visconde de Cauípe, 2210. Em 1964, após algumas reformas, a escola ginasial, mantida pelas irmãs Ferreira Lima de 1937 a 1963, torna-se definitivamente sede do CAD.

No dia 26 de junho de 1965, com projeto dos arquitetos Neudson Braga e Liberal de Castro, trabalho cenográfico de J. Figueiredo e Helder Ramos, orientação de iluminotécnica de Lamartine e Alico e decoração (máscaras) de J. Figueiredo e Breno Felício, o antigo prédio abre suas portas para a inauguração do Teatro Universitário da UFC. Na estreia, os atores Elizabeth Gurgel, Zilma Duarte, José Maria Lima, Walden Luiz, Maria Nilva, Adelaide Araújo, Edilson Soares e João Antônio Campos apresentam, sob a direção de José Maria B. de Paiva, a peça “O Demônio Familiar”, de José de Alencar.

Com o passar dos anos, novas temporadas foram abertas ao público cearense, incluindo apresentações oriundas do Curso de Arte Dramática da UFC, de grupos locais, nacionais e até estrangeiros. Peças como “O Demônio Familiar” (José de Alencar), “Auto da Compadecida” (Ariano Suassuna), “Cantochão Para Uma Esperança Demorada” (José Maria B. de Paiva), “Cancioneiro de Lampião” (Nertan Macedo) e “Auto do Divino Nascimento (José Mapurunga) ganharam vida através da brilhante interpretação dos atores que fizeram história no Teatro Universitário.

A aula-espetáculo “No Ato”, ministrada por Ricardo Guilherme no Curso Superior de Artes Cênicas da UFC em 2010, celebrou o cinqüentenário de criação do Curso de Arte Dramática e os 45 anos de existência do Teatro Universitário.
Hoje, com mais de 54 anos de existência, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno vem se consolidando como um importante difusor das artes cênicas no Ceará.

Maiores informações: https://pt-br.facebook.com/TeatroUniversitarioUFC.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

24/06/2020