2020.07 – Museu cearense desenvolve um belo trabalho de preservação histórica e cultural de dois municípios do nosso Estado

Você é do tipo que ama registrar os momentos mágicos de sua vida com apenas alguns cliques de sua máquina fotográfica ou da câmera do seu celular? Depois de tirar as fotos, você costuma dedicar boa parte do seu tempo curtindo o que foi fotografado?

Graças a esse hábito, o museu Casa de Quinca Moreira surgiu no cenário cultural cearense para contribuir significativamente no processo de preservação histórica e cultural de dois municípios do nosso Estado. Vamos ver como isso se deu?

Tudo começou em 2005, quando Roberto Moreira Chaves, neto das distintas senhoras Maria Augusta da Silva Moreira e Maria Oneide de Oliveira Chaves, percebeu que as fotos e outros objetos que pertenciam à família eram verdadeiros registros da cultura de seu povo. Impactado por esta descoberta, Roberto começou imediatamente a trabalhar no registro e catalogação deste valioso patrimônio cultural.

Concluído o trabalho, seu próximo passo seria criar um espaço onde ele pudesse compartilhar com a comunidade local toda a riqueza da sua descoberta. Surgiu então a ideia de se criar o museu Casa de Quinca Moreira. O imóvel escolhido para sediar o museu foi a antiga sede da Fazenda Salgado dos Moreiras, localizada no município cearense de São Gonçalo do Amarante. Construída na década de 1940 com barro, tijolo e cipós, a edificação serviu de residência para Joaquim Moreira, mais conhecido como Quinca Moreira, um dos maiores benfeitores da região.

Após o processo de restauro, ocorrido entre os anos de 2016 e 2018, o imóvel abre suas portas em 2019 para receber os primeiros visitantes do museu Casa de Quinca Moreira. Inaugurado oficialmente no dia 20 de janeiro deste ano, o museu configura-se como um dos mais novos equipamentos culturais do nosso Estado que vem realizando um importante trabalho de preservação das raízes históricas e culturais dos municípios de São Gonçalo do Amarante e São Luís do Curu, contando com um acervo com mais de 6 mil itens, organizados em 7 salas de exposição. São fotos, documentos, peças artesanais, moedas, medalhas, objetos religiosos, utilidades domésticas e muitos outros itens.
Parte deste valioso acervo espera por você no perfil do museu Casa de Quinca Moreira no Instagram: https://www.instagram.com/museucasadequincamoreira/.

Não deixe de conferir!!!

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

15.07.2020