2020.08 – Museu inaugurado em 2017 constitui-se em um excelente espaço de pesquisa e valorização do patrimônio artístico de uma comunidade ribeirinha de Alagoas

No primeiro post deste mês conversamos um pouquinho sobre o Espaço de Memória Irinéia Rosa Nunes da Silva, museu dedicado à pesquisa e valorização da arte popular da comunidade de Quilombo Muquém, localizada no município de União dos Palmares.

Hoje você vai conhecer outro equipamento cultural que dedica seu trabalho à arte em madeira, bordado e confecção de bonecas de pano, produzida por outra comunidade alagoana.

Fruto da brilhante iniciativa do professor Jairo José Campos da Costa, o Espaço de Memória Artesão Fernando Rodrigues dos Santos é mais um museu de arte popular de Alagoas, localizado no distrito de Ilha do Ferro, no município de Pão de Açúcar, comunidade sertaneja que fica a 235 quilômetros de Maceió.

Vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Literatura e Artes Visuais da Universidade Estadual de Alagoas, este importante espaço de memória da arte popular alagoana traz em seu acervo parte da produção artística da comunidade ribeirinha de Ilha do Ferro. São bancos, cadeiras e esculturas talhados na madeira, bordados feitos nas técnicas boa noite, redendê, ponto cheio e labirinto bonecas de pano de diferentes formas e tamanhos e muitos outros itens que revelam o grande talento e criatividade dos artesãos desta comunidade do Baixo São Francisco.

Desde junho de 2017 mantém suas portas abertas para estudantes, professores, pesquisadores e demais pessoas do Brasil e do mundo que tenham interesse em conhecer toda a riqueza do patrimônio artístico da comunidade ribeirinha de Ilha do Ferro, constituindo-se em um excelente espaço de valorização e pesquisa nesta área do conhecimento.

Confira parte deste belíssimo trabalho no perfil do Espaço de Memória Fernando Rodrigues dos Santos no Facebook, link a seguir: https://www.facebook.com/MuseuIlhadoFerro/.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
19.08.2020