2021.01 – Equipamento cultural desenvolve há mais de 11 anos um belíssimo trabalho de disseminação da identidade cultural leopoldinense

Peça gráfica com a fotografia de um casarão  de dois andares. O casarão tem cor bege, possui e colunas na sua porta de entrada. O caminho que conduz à porta tem gramados verdes dos dois lados.

Casa de Leitura Lya Botelho. (Foto: fundacaoormeo.org.br)

Um majestoso casarão mineiro cercado por um belíssimo jardim reabriu suas portas para sediar um dos equipamentos culturais que vem se consolidando como um importante centro de disseminação da identidade cultural do povo leopoldinense. Sabe que equipamento cultural é esse? A Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho!

Construído em estilo neoclássico, com suntuosas colunas ladeando a ampla porta de entrada e pórticos e janelas internas decorados por Vitrovio, este belíssimo imóvel foi residência de Ormeo Junqueira Botelho, um dos filhos mais ilustres e bem sucedidos de Minas Gerais. Hoje é palco do brilhante trabalho que vem sendo realizado há mais de 11 anos pela Casa de Leitura Lya Maria Müller Botelho.

Inaugurada em 7 de agosto de 2009, a Casa Lya, como é carinhosamente chamada por seus frequentadores, localiza-se no coração de Leopoldina, em solo mineiro. Dispõe de uma biblioteca infanto-juvenil, uma maravilhosa gibiteca, um centro de Referência para o Professor, sala de pesquisa digital, sala de vídeo, galeria de exposições temporárias e permanentes, entre outros espaços. Abriga também o Memorial Ormeo Junqueira Botelho, patrono da Instituição.

Estudantes, professores, pesquisadores, turistas e a comunidade de Leopoldina e seus distritos circunvizinhos encontram na Casa de Leitura Lya Müller Botelho um lugar aconchegante e repleto de novidades. Filmes, atrações musicais, exposições educativas e projetos artísticos e culturais, entre outros eventos, são ofertados periodicamente pela Casa aos seus mais variados públicos.

Acompanhe parte deste brilhante trabalho no perfil da Instituição no Instagram. Acesse: www.instagram.com/casadeleitura.

Por Carlizeth Campos

Assistente em administração do Mauc