2021.03 – Museu oceanográfico carioca atua há mais de 38 anos na preservação da vida marinha de Cabo Frio

Cartaz padrão do #ficaadica com este dizer escrito na parte inferior na cor branca sobre um fundo cinza translúcido. Abaixo dessa faixa temos a seguinte informação: "Foto: museusdorio.com.br". De fundo temos a fotografia aproximada, de uma baleia orca, onde a metade que se vê é o esqueleto da baleia orca e a outra metade não se pode ver. Abaixo da orca há o esqueleto de um outro animal e atrás dela, ao fundo, uma imagem do mar, onde algumas tartarugas marinhas nadam.

Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira. (Foto: museusdorio.com.br).

Você sabe como acontece a formação das ondas? Já teve a chance de ver de perto aqueles peixes gigantes que habitam no fundo do mar? Conhece as diversas espécies que vivem nos oceanos? Não? Então prepare-se para conhecer o brilhante trabalho que o Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira vem realizando desde a sua criação!

Inaugurado em 1982, este importante centro de preservação da vida marinha iniciou suas atividades na sede do Projeto Cabo Frio, idealizado em 1971 pelo almirante Paulo de Castro Moreira da Silva.

Tudo começou em 1981, quando uma orca de seis metros de comprimento e duas toneladas encalhou na Ilha de Cabo Frio, morrendo dias depois na sede do Projeto.

Ao longo dos anos, novas pesquisas marinhas foram realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos Marinhos, nome dado ao Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira na sua inauguração. Como fruto dessas pesquisas, novos itens foram agregados ao Museu Oceanográfico da Instituição. Hoje o Museu conta com equipamentos oceanográficos, réplicas e esqueletos de animais marinhos, aquários com espécies marinhas da região, publicações e filmes científicos sobre a vida nos oceanos, além de painéis que resgatam a história da Marinha Brasileira e os desafios enfrentados por seus integrantes em alto mar.

Ao visitar o Rio de Janeiro, não deixe de dar uma passadinha no Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira! Você vai se surpreender ao conhecer o hidrofone, um instrumento que reproduz em tempo real o barulho das ondas do mar. Também vai entender como acontece a formação das ondas de forma muito dinâmica. Conhecerá a estrutura do esqueleto de alguns animais marinhos pela reconstituição de seus ossos.

Como você pode ver, um mundo de informações sobre o universo da vida marinha aguarda por você no Museu Oceanográfico do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira! Maiores informações: www.marinha.mil.br/ieapm/museu.

Por Carlizeth Campos

Assistente em administração do Mauc