Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.12 – O Parque Nacional do Caparaó (MG/ES) Conduz seus Visitantes a uma Experiência Ímpar

O Parque Nacional do Caparaó está localizado na serra do Caparaó na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo. É uma opção ideal para quem curte o montanhismo. É ali que está situado o famoso Pico da Bandeira, o terceiro ponto mais alto do país, com quase três mil metros de altitude.

Além dos mirantes e das trilhas, banhos em cachoeira e piscinas naturais, existe uma vista da serra de tirar o fôlego acrescida aos espetáculos diários do nascer e pôr do sol. Já pensou em contemplar o nascer do sol a 2.892 metros de altitude?! Outra atração do local é a caminhada pelas áreas de florestas e pelos campos de altitude. Estão disponíveis também quatro áreas para acampamento. Outra possibilidade é a observação de aves e da flora fanerogâmica. Há bastantes atividades ao ar livre e em constante contato com a natureza. Existe inclusive a opção de pernoitar no local.

O parque está aberto à visitação! Porém, é necessário buscar com antecedência os dias disponíveis.

Nos arredores do parque, duas histórias acerca do nome Caparaó brincam nas mentes daqueles que têm imaginação fértil. Alguns dizem que o nome tem descendência indígena e significa “Águas que rolam pelas pedras”. Outros, vão mais além, e contam que nos arredores existia um boi que afugentava todos os visitantes e seu nome era Ó. Certo dia, os boieiros resolveram se juntar para capturar o boi bravo. Ao fim de muitos dias de luta, conseguiram e, para provar o feito, castraram o boi, “Caparam o Ó”.

O Fica a Dica de hoje é sobre esse lindo Parque cheio de vida que irá te proporcionar uma experiência única. 

(32) 3747 2086 – Contato para reservas.

Por Davi Pereira Loiola
Assistente em administração do Mauc
29/12/21

Acessar Ir para o topo