2019.12 Equipamento cultural de Juazeiro do Norte preserva a memória de um dos grandes ícones da religiosidade cearense
A história do povo cearense foi profundamente marcada pela atuação de um homem que, impulsionado por sua vocação, contribuiu significativamente para o crescimento social e espiritual da comunidade do município de Juazeiro do Norte. Você sabe que homem é este? Padre Cícero!
Filho de Joaquim Romão Batista e Joaquina Vicência Romana, nasceu no dia 24 de março de 1844 na pequena cidade do Crato.
Aos 12 anos decide fazer o voto de castidade, inspirando-se na história de São Francisco de Sales.
No dia 30 de novembro de 1870, aos 26 anos, é ordenado Padre.
No Natal de 1971, Padre Cícero visita pela primeira vez o pequeno povoado de Juazeiro para celebrar a tradicional Missa do Galo, atendendo ao convite de Semeão Correia de Macêdo.
O padre visitante, de 28 anos de idade, estatura baixa, pele branca, cabelos loiros, olhos azuis penetrantes e voz modulada causou boa impressão aos habitantes do povoado. O jovem padre também foi impactado por aquele povo humilde, ávido por uma mensagem de paz e esperança.
No dia 11 de abril de 1872, Padre Cícero volta a Juazeiro com o firme propósito de fixar residência, ele e sua família, no pequeno povoado do Crato.
Há registros de que ele tomou essa decisão depois de um sonho que teve ao anoitecer de um dia exaustivo de trabalho eclesiástico. No sonho ele viu Jesus Cristo e os doze apóstolos sentados à mesa. De repente, entra no local uma multidão de pessoas trazendo seus pobres pertences em pequenas trouxas. Voltando-se para Padre Cícero, ele ordenou: “tome conta deles!”.
Depois desse sonho revelador, Padre Cícero dedicou-se intensamente ao seu trabalho eclesiástico.
Padre Cícero Romão Batista faleceu no dia 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Sua história está registradas em mais de 200 livros, diversos artigos e é a inspiração de trabalho do museu Memorial Padre Cícero, localizado no atual município cearense de Juazeiro do Norte.
A Instituição é um dos cartões postais de Juazeiro do Norte. Seu acervo compõe-se de alguns pertences de Padre Cícero. São peças sacerdotais, objetos de uso pessoal, fotos e doações de valor histórico, entre outros itens. Tudo está conservado dentro de guarda roupas e armários que também pertenceram ao Padre Cícero. Milhares de pessoas já visitaram o local para reverenciar o ilustre sacerdote.
O Memorial Padre Cícero funciona de terça à sexta-feira (07:30 às 17:30 horas) e sábados e domingos (07:00 às 17 horas). Abre somente nos feriados religiosos relacionados às romarias à Juazeiro.
Passando por Juazeiro do Norte, não deixe de visitar este importante equipamento cultural para conhecer de perto a história deste grande homem que, mesmo sendo incompreendido por seus líderes espirituais, não deixou de cumprir sua missão eclesiástica.
Endereço: Praça do Cinquentenário, s/n, Largo do Socorro, Socorro – Juazeiro do Norte/CE. Contato: (88) 3511-4487. E-mail: fundacaomemorialpadrecicero@gmail.com
Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (seleção de imagens), ambas Assistentes Administrativas do Mauc.
11/12/2019