2020.03 – Ecomuseu de Maranguape: Trabalhando há mais de 12 anos em defesa da preservação do patrimônio cultural do distrito de Cachoeira
O distrito de Cachoeira, localizado no município cearense de Maranguape, ganhou um grande aliado na luta pela preservação de seu patrimônio cultural e ambiental: o Ecomuseu de Maranguape!
A Instituição iniciou suas atividades em outubro de 2006 e tem como coadjuvantes desta nobre missão os próprios moradores da região, que participam do Programa de Formação em Educação Patrimonial, promovido pelo próprio Ecomuseu em parceria com a organização não-governamental Fundação Terra e a Escola Nunicipal José de Moura.
Os Agentes Jovens do Patrimônio, como são conhecidos, apropriam-se dos conhecimentos necessários para manter viva a memória da história do distrito de Cachoeira e de sua comunidade local.
O prédio escolhido para abrigar o rico acervo do Ecomuseu de Maranguape (fotos, exemplares de espécies, artefatos históricos, entre outros itens) foi um casarão que pertenceu a José de Moura Cavalcante, descendente de português, construído por seus escravos em 1860.
Quer saber mais sobre o distrito de Cachoeira e sua formação histórica? Então não perca tempo! Visite o Ecomuseu de Maranguape e conheça de perto o brilhante trabalho que sua equipe vem realizando há mais de 12 anos na região!!!
Maiores informações na página da Instituição no Facebook: http://www.facebook.com/ecomuseudemaranguape.
Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
04.03.2020