2021.03 – Museu de porcelana inaugurado em 2018 é o primeiro do gênero no Brasil e nas Américas
Se você é do tipo que gosta de animais e aprecia trabalhos artísticos feitos em porcelana, certamente vai se impressionar com o acervo do Museu de Porcelana! Vamos conhecer sua história?
Inaugurado em junho de 2018, o Museu de Porcelana nasceu da paixão de seu idealizador, Robert Bedran, por animais e porcelanas. Antes da inauguração do Museu, Robert já havia reunido cerca de 1300 peças, adquiridas em leilões, antiquários e em suas viagens internacionais. Hoje, a Instituição dispõe de um valioso acervo com 1.500 peças em porcelana. São candelabros, lustres, fruteiras e uma infinidade de animais selvagens, domésticos e marinhos, entre outras espécies. Produzidas em fábricas de porcelana europeias de fins do século XIX, as peças apresentam muito requinte e beleza nos detalhes de suas cores e formas. Foram trazidas ao Brasil por imigrantes europeus no início do século XX.
O imóvel escolhido para sediar o Museu de Porcelana foi o casarão que pertenceu à família de Marechal Rondon. Localizado em Petrópolis, região serrana do Rio de Janeiro, foi adaptado para a sua nova função institucional sem comprometer sua estrutura arquitetônica original. Possui 12 salas temáticas, onde é possível apreciar todo o acervo do Museu.
Além de apreciar toda a beleza e requinte deste valioso acervo, o visitante apreciará cada detalhe do imóvel onde morou uma das figuras mais emblemáticas da história do nosso País: o Marechal Rondon!
Ao visitar o Rio de Janeiro, não deixe de conhecer de perto este belíssimo trabalho!
Maiores informações: http://www.facebook.com/museudeporcelana.
Por Carlizeth Campos
Assistente em administração do Mauc
24/03/2021