2022.01 – Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – MAPA (SP): um Pólo Dinâmico de Construção do Conhecimento
O MAPA é hoje uma das principais instituições de preservação do patrimônio arqueológico do estado de São Paulo.
Eis sua grande importância!
Esse projeto surgiu da interação entre a Zanettini Arqueologia com a Prefeitura do Município de Araraquara e a Fundação Araporã. Essa parceria, iniciada há mais de uma década, envolve, desde 2011, a realização de um diagnóstico museológico e a configuração de um plano museológico para a instituição.
O diagnóstico museológico resultou na organização de 36 mil peças arqueológicas, advindas de 37 municípios paulistas, o que demonstra a projeção regional do MAPA.
Durante a construção do plano museológico, foi possível estabelecer a missão do MAPA: “realizar pesquisas de excelência nas áreas da Arqueologia, Paleontologia e Museologia, constituindo-se em um pólo dinâmico de construção do conhecimento, formação e uso sustentável do patrimônio cultural, colaborando de forma significativa para o desenvolvimento local e regional”.
Em novembro de 2011, esse processo teve um importante marco: a inauguração da primeira exposição de longa duração do MAPA, intitulada “Múltiplos Olhares”. Essa exposição mostra o museu como processo: suas coleções, narrativas e planos para o futuro.
Dessa forma, o MAPA tem se colocado como um espaço aberto à comunidade, desempenhando importante papel de agente de transformação social, no qual referências do passado ganham novos significados, úteis à discussão em torno da construção do futuro da região.