Português

2020.10 – Unidade de conservação ambiental brasileira possui a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas

Parque Nacional Serra da Capivara

Parque Nacional Serra da Capivara. (Foto: Iphan)

Você já teve a oportunidade de contemplar bem de perto alguns registros do cotidiano da civilização pré-histórica deixados nas cavernas e rochas espalhadas pelo mundo? Não? Pois prepare-se para conhecer um lugar que certamente fará você voltar no tempo para conhecer parte da cultura do homem pré-histórico. Sabe que lugar é esse? O Parque Nacional da Serra da Capivara!

Declarada em 1991 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, esta importante unidade de conservação ambiental brasileira possui uma imensa área vegetacional que é típica da caatinga. A fauna apresenta espécies que encontram-se praticamente em extinção. Além disso, o Parque também dispõe de diversos sítios arqueológicos e paleontológicos que abrigam registros preciosos da vida do homem pré-histórico.

Em 1963, a arqueóloga brasileira Niède Guidon tomou conhecimento, em São Paulo, de que no Sudeste do Piauí havia registros da cultura indígena da era pré-histórica. Partindo para a França em 1964, volta ao Brasil em 1973 com uma equipe de alunos que a acompanharia nas suas expedições arqueológicas no Piauí. Chegando na Serra da Capivara, Niède encanta-se com a rica biodiversidade do local e com os registros do cotidiano dos povos que ali habitaram há milhares de anos. Ela e sua equipe iniciam as expedições arqueológicas na região. Graças ao seu trabalho, diversos sítios arqueológicos foram identificados.

Em 1979 a área foi desapropriada, surgindo então o Parque Nacional da Serra da Capivara. Hoje, com uma área de 1.300 quilômetros quadrados, a Instituição possui a maior concentração de sítios arqueológicos das Américas, com mais de 1.000 sítios cadastrados.

Estando no Piauí, não deixe de visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara! Você vai se encantar com as belezas naturais da região. Terá também a oportunidade de conhecer bem de perto pinturas, gravuras e vestígios que registram o modo de vida das pessoas que habitaram naquela região há milhares de anos!

Maiores informações: https://www.icmbio.gov.br/portal/visitacao1/unidades-abertas-a-visitacao/199-parque-nacional-da-serra-da-capivara.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração.
07.10.2020