Português

2020.09 – Pinacoteca universitária constitui-se desde 1999 no maior centro expositivo de artes visuais de Alagoas

Desde o início de agosto deste ano estamos conversando sobre a história de alguns equipamentos culturais do Estado de Alagoas.

Finalizaremos este ciclo de conversas compartilhando hoje com você o belo trabalho de um espaço cultural que não mede esforços para estreitar cada vez mais os laços entre a sociedade alagoana e o universo da arte contemporânea brasileira. Sabe que espaço cultural é esse? A Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas! Você já conhece sua história? Não? Então vamos lá!

Inaugurada em 1981, A Pinacoteca Universitária da UFAL nasceu com o objetivo primordial de preservar e difundir a memória artística e cultural de Alagoas. Desde o início de suas atividades, promove ações que fomentam a produção artística local, desenvolvendo projetos educativos que visam integrar o público estudantil dos diversos níveis de ensino e a comunidade alagoana em geral ao universo da arte contemporânea, reafirmando o papel social que desempenha enquanto equipamento cultural de uma instituição pública de Ensino Superior.

Alguns anos depois de sua inauguração, a Pinacoteca fecha para reforma, voltando à ativa no dia 25 de novembro de 1999, com a abertura da exposição “Olhar Alagoas”. A exposição contou com 42 obras de 20 artistas visuais e permaneceu por quase um ano nos salões da Pinacoteca, configurando-se como evento de maior expressividade da Arte Contemporânea no Estado.

Fotografia de uma das salas de exposição da Pinacoteca da Universidade Federal de Alagoas, temos uma jovem mulher observando quadros enquanto segura um caderno, próximo a ela temos duas esculturas no chão da sala, em fomato circular

Pinacoteca UFAL (Imagem: Twitter PinacotecaUFAL)

Desde sua reinauguração, as atividades da Pinacoteca acontecem no 1º andar do Espaço Cultural Universitário da UFAL Salomão de Barros Lima. Ocupando uma área expositiva de quase 400 metros quadrados, a Instituição consolidou-se como o maior centro de artes visuais de Alagoas. Dois dos três salões da área expositiva são reservados para as exposições temporárias da Pinacoteca, contemplando obras de artistas iniciantes e consagrados de Alagoas e de outros Estados brasileiros. O terceiro salão abriga todo o acervo da Instituição.

No perfil da Pinacoteca no Instagram você vai encontrar parte deste valioso acervo, entre outras novidades. O perfil da Instituição no Facebook também traz muita coisa boa pra você conhecer e curtir. Acesse os links abaixo e confira!
https://www.instagram.com/pinacotecaufal
https://www.facebook.com/pinacotecaufal

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc
16.09.2020