Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.02 – Produção nacional reflete sobre a importância do valor histórico e cultural para a preservação da memória de um povo

O filme “Narradores de Javé”, produzido no Brasil em 2003, retrata de forma bem humorada a luta de seus moradores contra a construção de uma grande usina hidrelétrica que, segundo os engenheiros, traria muitos benefícios para a comunidade local.

Como os moradores resistiam à ideia de deixar o povoado para dar lugar à construção, reuniram-se em assembleia para encontrar uma forma de evitar a construção.

Um dos moradores informou que a única forma de evitá-la seria elaborando um documento que comprovasse a existência e o valor histórico e cultural do vilarejo. Para tanto, cada habitante deveria contar as histórias que ouviu de seus antepassados sobre a fundação de Javé. Todos estavam dispostos a contribuir. Porém, como a maioria dos moradores do povoado não sabia ler nem escrever, surgiu uma dúvida: quem vai passar para as letras as histórias que serão contadas pelos moradores? O único que poderia ajudar foi expulso do povoado pelos próprios moradores. Será que eles vão encontrá-lo?

Dirigido por Eliane Caffé, o filme traz como atores principais Nelson Xavier (Zaqueu), Matheus Nachtergaele (Souza), Rui Rezende (Vado), José Dumont (Antônio Biá), entre outros. Aproveite seu final de semana para assistir a esta excelente produção nacional!

 

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc
28/02/2020

Acessar Ir para o topo