Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.03 – Obra literária da escritora Adriana Falcão inspira uma superprodução que enaltece o trabalho do cinema brasileiro

O cinema brasileiro foi contemplado em 2005 com uma superprodução nacional intitulada “A Máquina”. Inspirada na obra de mesmo nome da escritora Adriana Falcão, o filme conta a história que acontece em Nordestina, uma pequena e pacata cidade do sertão brasileiro que ficou famosa graças ao amor de Antônio de dona Nazaré (Gustavo Falcão) por Karina (Mariana Ximenes), uma moça que sonha com a chance de um dia ser uma atriz muito famosa. O tempo passou e nada de Karina realizar seu grande sonho. Então ela decide abandonar a cidade em busca de novas oportunidades.

Antônio, diante da iminência de perder sua amada, traça um plano para trazer o mundo para Nordestina; talvez assim Karina desista de ir embora.

Assim pensando, deixa a pequena cidade e, em um programa de TV, declara que está desenvolvendo uma máquina que lhe dará o poder de avançar 50 anos no tempo.

No dia em que estava tudo pronto para Antônio fazer a viagem, repórteres do Brasil e do mundo inteiro invadem Nordestina para acompanhar de perto a realização de sua grande façanha. Será que com isso Antônio vai conseguir convencer Karina a ficar em Nordestina?

Dirigido por João Falcão, “A Máquina” é um filme que une arte e poesia em uma superprodução nacional que enaltece o trabalho do cinema brasileiro. São 90 minutos de uma linda história que realmente vale a pena assistir!!!

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc
20.03.2020

Acessar Ir para o topo