Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.03 – Filme nacional de 2012 retrata a história de três irmãos que atuaram ativamente em defesa dos índios do nosso País

No filme de hoje você vai acompanhar o brilhante trabalho realizado pelos irmãos Villas-Bôas na região central do nosso País.

Tudo começou na década de 1940, época em que Orlando (27 anos), Cláudio (26) e Leonardo (24) alistaram-se na Expedição Roncador-Xingu para partir em uma missão desbravadora por aquelas terras desconhecidas.

Ao chegarem, são surpreendidos pelos nativos que ali habitam. Cientes de que não vão conseguir fugir deles por muito tempo, decidem se aproximar. Aos poucos eles vão se familiarizando com a cultura deles e com o meio natural em que vivem.

Dotados de uma sensibilidade humana extraordinária, empenham-se na tarefa de proteger os nativos dos riscos aos quais eles, sua cultura e o meio natural em que vivem estão expostos com a intensa exploração daquelas terras. Mas tal tarefa não parece ser tão fácil.

Com roteiro de Anna Muylaert, Cao Hamburger e Elena Soares, “Xingu” é uma superprodução nacional que encanta tanto pela história que retrata como pela excelente atuação de seu elenco, formado pelos atores Felipe Camargo (Orlando Villas-Bôas), João Miguel (Claudio Villas-Bôas), Caio Blat (Leonardo Villas-Bôas), Maria Flor (Marina), Maiarim Kaiabi (Prepori), Awakari Tumã Kaiabi (Pionim), Tapaié Waurá (Izaquiri), entre outros. Vale a pena assistir!

Filme não recomendado para menores de 12 anos!!!

 

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc
27.03.2020

Acessar Ir para o topo