2020.04 – Pintora mexicana tem parte de sua vida retratada em duas superproduções cinematográficas

No post de hoje vamos recordar a emocionante história de Frida Kahlo, uma talentosa pintora mexicana que impactou o mundo com sua arte.

Filha de Guillermo Kahlo e Matilde Gonzalez y Calderón, Magdalena Carmen Frieda Kahlo y Calderón fez dos momentos mais difíceis de sua vida uma fonte de inspiração para desenvolver seu grande talento artístico.

Cartaz do filme "Frida, Natureza Viva", 1983.

Cartaz do filme “Frida, Natureza Viva”, 1983.

A pintora nasceu no dia 06 de julho de 1907 na pequena vila de Coyoacán, próximo à cidade do México. Aos 6 anos, contraiu poliomielite. A doença deixou sequelas em seu corpo, atingindo uma de suas pernas, que ficou menor e mais fina que a outra. A forma preconceituosa com que seus colegas lidavam com sua deficiência tornou essa nova fase de sua vida ainda mais difícil.

Em 1925, Frida sofreu um acidente de ônibus que quase a matou. Deitada em uma cama, com o corpo imóvel e totalmente engessado, Frida via o tempo passar lentamente. Para mudar essa situação, seu pai pendurou um espelho no teto do quarto onde Frida estava e providenciou um cavalete adaptado para que sua filha aproveitasse cada minuto de seu tempo ocioso pintando. Com o auxílio desses recursos, Frida começou a pintar a si mesma. Suas pinturas, carregadas de cores fortes e vibrantes, contrastavam-se com os momentos angustiantes dessa trágica experiência.

Cartaz do filme “Frida” 2002.

Após um longo período de tratamento, Frida recupera-se do acidente e passa a frequentar os círculos sociais de sua época. É nesse meio que ela reencontra o famoso pintor mexicano Diego Rivera, com quem se casa em 1929.
Nos primeiros anos de seu relacionamento com Rivera (1930-1934), Frida sofre três abortos. Esse fato enche sua vida de tristeza e muita solidão. A infidelidade do marido torna o relacionamento dos dois muito conturbado. Nos anos que se seguem, a saúde de Frida vai ficando cada vez mais vulnerável. Apesar de todas essas adversidades, ela não desiste de pintar. Pintando, a artista expressa nas telas todos os momentos que marcaram profundamente sua vida.

Os filmes “Frida: natureza viva”, produzido pelo cinema mexicano em 1983, e “Frida”, produzido em 2002 pelo cinema norte-americano, retratam parte da trajetória artística e pessoal desta brilhante pintora mexicana. Escolha uma dessas duas superproduções cinematográficas e acompanhe a história desta grande mulher que sempre esteve à frente do seu tempo!

Verifique a classificação indicativa dos filmes.

Por Carlizeth Campos, com a colaboração de Kathleen Silveira (imagens), ambas Assistentes em Administração do Mauc
24.04.2020