2020.05 – Vida e obra de um grande artista norte-americano é retratada em uma superprodução cinematográfica dos anos 2000
Pensando nos filmes que você já assistiu sobre a vida e a obra de pintores de diferentes partes do mundo, qual deles utilizou instrumentos como pincel, paleta e cavalete durante o processo criativo de suas obras? Você lembra se algum deles usou o próprio corpo como instrumento de sua arte? Não? Pois houve um: Jackson Pollock, nosso homenageado de hoje.
Paul Jackson Pollock nasceu na cidade norte-americana de Cody no dia 28 de janeiro de 1912. Em 11 de setembro de 1928, matriculou-se na Manual Arts High School, em Los Angeles.
Em 1930, partiu para Nova York com seu irmão Charles para estudar na Art Students League de Nova York, tendo como mestre Thomas Hart Benton, importante muralista norte-americano.
Em 1936, ainda em Nova York, participa de uma oficina experimental com o muralista mexicano David Alfaro Siqueiros, apropriando-se dos conhecimentos do uso da tinta líquida em obras de arte em espaços públicos.
Em 1938 já estava atuando na pintura de murais de prédios públicos dos Estados Unidos, permanecendo nessa função até 1943.
Em 1942, Pollock conhece a artista norte-americana Lee Krasner. Logo iniciam um relacionamento amoroso, casando-se em 1945. Essa união fortaleceu ainda mais a trajetória artística de Pollock, que ganhou um grande impulso entre os anos de 1947 e 1951, período em que ele produziu suas obras mais importantes. Utilizando uma técnica que ficou conhecida como gotejamento, Pollock produzia suas obras em grandes telas dispostas no chão. Com o auxílio de grossos pincéis, varas, seringas e até mesmo latas furadas, ele vai espalhando rápidos respingos de tinta sobre elas em várias direções. Havia momentos que ele utilizava o próprio corpo para “entrar” na tela a fim de produzir sua arte de forma mais expressiva, com um toque bastante pessoal.
Quer ver como isso se dá na prática? Aí vai a dica: assista ao filme “Pollock”! Produzido em 2000 pelos Estados Unidos, o longa faz um recorte da história deste grande gênio da arte norte-americana, assinalando os altos e baixos de sua trajetória artística e pessoal. Não deixe de conferir!
Atores principais: Ed Harris (Jackson Pollock), David Leary (Charles Pollock), Marcia Gay Harden (Lee Krasner), Amy Madigan (Peggy Guggenheim), Jeffrey Tambor (Clem Greenberg) John Rothman (Harold Rosenberg), Val Kilmer (Willem DeKooning), Jennifer Connelly (Ruth Kligman), entre outros.
Filme não recomendado para menores de 12 anos!
Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
29.05.2020