2020.06 – Documentário produzido em 2007 traz às telinhas a vida e a obra de um grande gênio da arte poética do século XX

No nosso último post, compartilhamos com você o nobre trabalho que vem sendo realizado pelo Memorial Patativa do Assaré em homenagem a este célebre poeta da cultura popular nordestina que encontrou no aconchego de sua terra natal muita inspiração para expressar a lida, por vezes dura e difícil, dos que vivem sob os efeitos da vida árida e sofrida dos sertões brasileiros.
Hoje conversaremos um pouco mais sobre sua história, regada de privações, mas também de muita poesia! Vamos lá?
Patativa do Assaré, cujo nome verdadeiro é Antônio Gonçalves da Silva, nasceu no dia 5 de março de 1909 em Serra de Santana, no município cearense de Assaré.
Filho de agricultores, dedicou-se muito cedo à lida no campo, passando a frequentar a escola no início de sua adolescência. O contato com a obra de autores consagrados como Camões nesta fase de sua vida despertou nele um profundo interesse pela arte poética. Não demorou muito para que o jovem camponês começasse a compor seus primeiros versos.
Aos 16 anos, com o apoio de sua mãe, Patativa comprou sua primeira viola, revelando em pouco tempo um grande talento como repentista e compositor.
Em 1956, Patativa publicou seu primeiro livro, intitulado “Inspiração Nordestina”.
De vida humilde e muito sensível à causa social, engajou-se em muitos movimentos nacionais para defender aqueles que tinham seus direitos violados pela hierarquia maior da nossa sociedade.
Quer saber mais sobre a história deste grande gênio da arte poética nordestina? Aí vai uma dica bem bacana: assista ao documentário “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, produzido em 2007.
Fruto de um longo tempo de pesquisa realizada pelo diretor, roteirista e produtor Rosemberg Cariry, esta superprodução apresenta os principais fatos que marcaram a vida e a obra deste fenômeno da literatura popular cearense. Em 84 minutos, você vai desfrutar de muita arte e poesia, além de acompanhar depoimentos de familiares, amigos e admiradores de Patativa do Assaré.
O documentário está disponível desde o dia 5 deste mês no canal da Casa Amarela Eusélio Oliveira no Youtube, em face do projeto Cinema em Casa, que já está na sua 6ª edição. Para acessar, basta clicar em: https://www.youtube.com/watch?v=YcIq6pQx7ak.

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

12.06.2020