2020.06 – Superprodução cinematográfica de 2008 retrata a história de uma grande pintora francesa do século XX
Quando o ritmo acelerado de sua vida te dá uma folguinha, o que você geralmente gosta de fazer? Você sabia que existem pessoas que aproveitam esse tempinho livre para se dedicar à arte? Se você faz o mesmo, vai se identificar com a história da nossa homenageada de hoje: a grande pintora Séraphine Louise!
Séraphine de Senlis, como ficou mais conhecida, nasceu no dia 2 de setembro de 1864 na localidade francesa de Arcy. Em 1877, passou a trabalhar em um internato feminino, onde havia algumas classes que eram destinadas aos professores de desenho do internato. Em 1882, sai do internato e começa a trabalhar no convento de Saint-Joseph-de-Cluny, em Senlis.
Vinte anos se passam e Séraphine deixa o convento para trabalhar como empregada doméstica por conta própria. Em seu tempo livre, dedica-se à arte da pintura. Sua fonte de inspiração é a natureza. De vida simples e humilde, não tem muitos recursos para produzir suas obras. Todavia, não desanima, encontrando meios nada convencionais para desenvolver, secretamente, seu talento para as artes.
O filme “Séraphine”, produzido em 2008, narra a história desta grande pintora francesa. Nele o telespectador tem a oportunidade de conhecer a rotina diária da artista, que dedica seus dias ao árduo trabalho de faxineira que ela exerce na condição de empregada doméstica e aos doces momentos de paz e serenidade que ela experimenta quando está em contato com a natureza e com o processo criativo de suas obras.
Ao conhecer o crítico de arte alemão Wilhelm Uhde, que chega em Senlis em 1912, Séraphine passa a viver a gratificante experiência de sair do anonimato. Suas obras aos poucos vão ficando conhecidas e seus quadros começam a ser vendidos. No auge de sua fama, surgem circunstâncias que podem fazer seu castelo de sonhos desabar. Será que ela vai conseguir superar essa fase difícil de sua vida?
Veja a resposta para essa pergunta e muito mais acompanhando a comovente história retratada nesta superprodução cinematográfica que promete muita arte e emoção no seu final de semana!
Atores principais: Yolande Moreau (Séraphine de Senlis), Ulrich Tukur (Wilhelm Uhde), Anne Bennent (Anne-Marie Uhde), entre outros.
Filme não recomendado para menores de 12 anos!!!
Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.
05.06.2020