Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.06 – Superprodução cinematográfica de 2008 retrata a história de uma grande pintora francesa do século XX

Quando o ritmo acelerado de sua vida te dá uma folguinha, o que você geralmente gosta de fazer? Você sabia que existem pessoas que aproveitam esse tempinho livre para se dedicar à arte? Se você faz o mesmo, vai se identificar com a história da nossa homenageada de hoje: a grande pintora Séraphine Louise!
Séraphine de Senlis, como ficou mais conhecida, nasceu no dia 2 de setembro de 1864 na localidade francesa de Arcy. Em 1877, passou a trabalhar em um internato feminino, onde havia algumas classes que eram destinadas aos professores de desenho do internato. Em 1882, sai do internato e começa a trabalhar no convento de Saint-Joseph-de-Cluny, em Senlis.
Vinte anos se passam e Séraphine deixa o convento para trabalhar como empregada doméstica por conta própria. Em seu tempo livre, dedica-se à arte da pintura. Sua fonte de inspiração é a natureza. De vida simples e humilde, não tem muitos recursos para produzir suas obras. Todavia, não desanima, encontrando meios nada convencionais para desenvolver, secretamente, seu talento para as artes.
O filme “Séraphine”, produzido em 2008, narra a história desta grande pintora francesa. Nele o telespectador tem a oportunidade de conhecer a rotina diária da artista, que dedica seus dias ao árduo trabalho de faxineira que ela exerce na condição de empregada doméstica e aos doces momentos de paz e serenidade que ela experimenta quando está em contato com a natureza e com o processo criativo de suas obras.
Ao conhecer o crítico de arte alemão Wilhelm Uhde, que chega em Senlis em 1912, Séraphine passa a viver a gratificante experiência de sair do anonimato. Suas obras aos poucos vão ficando conhecidas e seus quadros começam a ser vendidos. No auge de sua fama, surgem circunstâncias que podem fazer seu castelo de sonhos desabar. Será que ela vai conseguir superar essa fase difícil de sua vida?
Veja a resposta para essa pergunta e muito mais acompanhando a comovente história retratada nesta superprodução cinematográfica que promete muita arte e emoção no seu final de semana!

Atores principais: Yolande Moreau (Séraphine de Senlis), Ulrich Tukur (Wilhelm Uhde), Anne Bennent (Anne-Marie Uhde), entre outros.

Filme não recomendado para menores de 12 anos!!!

Por Carlizeth Campos, Assistente em Administração do Mauc.

05.06.2020

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo