2021.04 – Um Filme que Vai tocar seu Coração!

Peça gráfica em azul e branco com um cartaz do filme ligeiramente deslocado para a esquerda. Na parte superior direita lê-se #ficaadica sessão pipoca. Na parte inferior direita está a logomarca do Mauc. No centro do cartaz, de forma retangular, lê-se: Como Estrelas Na Terra. Abaixo do nome do filme há uma fotografia de um homem de camisa vermelha e de uma criança de camisa marrom. Os dois estão de braços cruzados e a cabeça recostada nos braços, que estão sob cadeiras escolares. O homem está mais atrás da criança e a observa e a criança sorri.

Cartaz do filme “Como Estrelas Na Terra”, de Aamir Khan. peça gráfica, 2021. (Foto: Mauc).

O longa “Como Estrelas na Terra – Toda Criança é Especial”, de 2007, certamente vai prender sua atenção e tocar seu coração. O filme aborda a questão da dislexia. Uma criança portadora desse transtorno enfrenta adicionalmente a incompreensão de seus pais e professores. Essa criança é Ishaan Awasthi, de 9 anos. Ele já repetiu o terceiro período (conforme o sistema educacional indiano) e tudo indica que se as coisas continuarem como estão, ele ficará novamente reprovado. Por causa da dislexia, ele é incapaz de acompanhar as aulas e focar sua atenção no conteúdo abordado pelos professores. Entretanto, um professor substituto de artes detecta o problema do garoto e imediatamente põe em prática um plano para salvá-lo. A primeira ação tomada pelo professor é explicar ao aluno qual é o problema que ele enfrenta dando exemplos de disléxicos famosos. A partir daí, o professor prossegue com seu plano de resgate tratando o aluno com amor e respeito. O docente entende e valoriza as diferenças ao mesmo tempo em que mostra que o problema pode ser superado e que Ishaan não é menor do que seus colegas.

O filme sugerido é excelente para educadores, pois favorece uma reflexão sobre seus papéis, além de nos alertar para pontencialidades e problemas que permeiam o espaço escolar.

Por Davi Pereira Loiola

Assistente em administração do Mauc