Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2021.12 – Gênio Indomável: Um dos Melhores filmes da década de 90!

O filme se passa em Boston, e nos apresenta a um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles. 

Diretor sensível e experiente, Van Sant comanda o filme com uma grande naturalidade em cada cena e que nos faz refletir sobre amizade, amadurecimento e como uma simples conversa pode ser confortante e inspiradora para muitas pessoas. 

O roteiro é extremamente bem desenvolvido e possui uma coleção de diálogos e situações marcantes, repleto de personagens humanos, cheios de camadas e com arcos surpreendentes. 

Ciente da força de sua narrativa, a equipe técnica evita chamar muita atenção fazendo um discreto trabalho, com uma fotografia que busca realçar os tons dourados, realçando o quão valioso é o dom do personagem principal. 

A trilha sonora ressalta o tom melancólico do filme com lindas composições instrumentais. Matt Damon tem um desempenho memorável como o genial e emocionalmente descontrolado Will, usando a agressividade como seu mecanismo de defesa e falando sempre de maneira rápida, porém sempre com clareza e convicção. 

Mas, o grande destaque fica para Robin Williams, que nunca esteve tão bem, com uma atuação contida, minimalista e irretocável de um personagem com grande força dramática. Williams está perfeito e transmite todas as camadas de seu personagem com uma honestidade impressionante. O amor que sente pela sua falecida esposa é um dos mais verdadeiros e emocionantes da história do cinema. Gênio Indomável é um dos melhores filmes da década de 90 e portanto, é imperdível!

Classificação: 14 anos
Por Davi Pereira Loiola
Assistente em administração do Mauc
31/12/21

 

Acessar Ir para o topo