Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2022.01 – O Homem que Viu o Infinito: A Cativante Cinebiografia de um Matemático

O matemático autodidata indiano Srinivasa Ramanujan (1887-1920), interpretado por Dev Patel, é o foco da cativante cinebiografia “O Homem que Viu o Infinito”, de 2015, em que o diretor britânico Matt Brown lança-se ao desafio de concretizar minimamente raciocínios muito abstratos. 

Órfão de pai, sem dinheiro nem educação formal, Ramanujan luta para sustentar mãe e esposa (Devika Bhise). Não o ajuda muito sua obsessão permanente por fórmulas matemáticas que lhe chegam à mente naturalmente, como uma revelação divina – o que, aliás, ele acredita que seja o caso. “Deus fala comigo”, ele diz. 

Conseguindo, a duras penas, um emprego num escritório – até por sua habilidade com as contas -, ele inicia uma correspondência que mudará sua vida, com um professor do renomado Trinity College, de Cambridge, G.H. Hardy (Jeremy Irons). Com o professor, ele compartilha algumas de suas teses, surpreendendo Hardy ao ponto de intrigá-lo, pois sabe que se trata de uma pessoa simples do interior da Índia. Hardy decide, então, convidá-lo a vir para Trinity. 

O choque cultural do jovem no ambiente elitista da escola inglesa é tratado com eficiência pelo filme. Não exagerando no jargão matemático, “O Homem que Viu o Infinito” ressalta o preconceito de uma época contra o pioneirismo de um outsider, cujas teorias, quase um século depois de sua morte, vêm sendo não só comprovadas como aplicadas no desenvolvimento de computadores, na economia e no estudo dos buracos negros.

Classificação: 12 anos
Por Davi Pereira Loiola
Assistente em administração do Mauc
21/01/22
Acessar Ir para o topo