Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2022.02 – O Filme “A Língua das Mariposas” e a Arte do Encantamento na Relação Professor-Aluno

Este magnífico filme de José Luís Cuerda é ambientado em uma vila da Galícia, no norte da Espanha, em um período imediatamente anterior à eclosão da Guerra Civil Espanhola. 

O longa-metragem conta a história de Moncho que está experienciando seus anos iniciais na escola. Entretanto, a violência e repressão presentes naquele país acabam influenciando as práticas educativas espanholas, e consequentemente impactando a vida de Moncho e demais alunos. 

Por exemplo, no primeiro dia de aula, quando o professor Don Gregório pede para que Moncho se apresente à turma, os alunos gritam o apelido de Moncho, chamando-o de “pardal”. 

O resultado é que o garoto se urina na frente de todos ali. Com isso, Moncho foge e se esconde numa mata, sendo encontrado apenas à noite. O professor, sentindo-se culpado pelo que aconteceu, vai à casa de Mocho pedir desculpas. A partir daí, nasce uma forte amizade entre o garoto e o professor. Amizade pautada no respeito. 

Don Gregório trata seus alunos com compaixão e humildade, em nítido contraste com as atitudes nada polidas dos seus colegas de magistério. Isso acontecia em grande parte por conta do cenário pré-guerra civil espanhola. 

Em suma, o filme é focado na relação professor-aluno e a palavra que a define é encantamento. Mas, como se dá essa mágica? Assista ao filme “A Língua das Mariposas” e descubra qual é o segredo!

Classificação: Livre
Por Davi Pereira Loiola
Assistente em administração do Mauc
04/02/22
Acessar Ir para o topo