Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

2020.11 – Filme de 2013 traz a história de um ícone mundial que lutou incansavelmente contra as injustiças sofridas pelos negros na África do Sul

Cartaz com os dizeres "#ficaadica" na cor preta no canto superior à direita e, abaixo dele, "sessão pipoca" na cor amarela sobre um fundo verde claro. Ao centro o cartaz do filme com a fotografia de um homem negro, o homem possui cabelos grisalhos e veste uma blusa laranja, ao fundo temos um plano totalmente branco.

“Mandela O Caminho para a Liberdade”, filme de 2013. (Foto: Mauc)

A história das civilizações humanas já passou por muitos conflitos políticos, sociais, religiosos e raciais. Durante esses conflitos, muitas vidas foram ceifadas. Ativistas do mundo inteiro uniram forças para lutar contra essa triste realidade.

Em um cenário onde a minoria é esmagada pela supremacia da maioria, grandes líderes tiveram que arriscar suas vidas pelo bem de seu povo. Um desses líderes foi Nelson Mandela, ativista africano que mudou radicalmente o rumo da história dos negros da África do Sul.

Neste mês, dedicado à Consciência Negra, nada melhor que conversarmos um pouquinho sobre a história deste grande ícone mundial da luta contra o preconceito racial sofrido pelos negros no seu próprio país. Descendente de uma tribo muito nobre da África do Sul, Mandela nasceu em Mvezo no dia 18 de julho de 1918.

Crescendo no meio de uma sociedade impregnada pelo preconceito racial, fundou, em 1944, ao lado de Walter Sisulo e outros companheiros de luta, a Liga Jovem do Congresso Nacional Africano, partido político criado em 1912 para lutar pelos direitos dos negros na África.

Mandela e seus companheiros iniciaram a luta pelos direitos dos negros em seu país de forma pacífica. Percebendo que essa tática só trazia mais repressão por parte do poder hierárquico contra os manifestantes, Mandela decidiu recorrer à força armada.

Os conflitos aumentaram e ele e seus companheiros foram presos. Inicia-se aí uma série de manifestações na África exigindo a libertação de Mandela.

Condenados à prisão perpétua, Mandela e seus companheiros de luta são enviados no dia 13 de junho de 1964 para a Ilha de Robben. Isolado do mundo, Mandela passou muito tempo sem receber a visita dos seus entes queridos, vivendo em um ambiente totalmente desprovido das mínimas condições de uma vida digna. Mesmo preso, o grande líder africano não perdeu o carinho do seu povo, que continuou lutando por seus ideais, liderado por Winnie, segunda esposa de Nelson Mandela.

Se você deseja acompanhar a trajetória deste grande líder do povo africano, não deixe de curtir cada minuto do filme “Mandela: O caminho para a liberdade”. Dirigido pelo cineasta norte-americano Justin Chadwick. O longa retrata vários aspectos da vida política e pessoal deste grande líder africano. Atores principais: Idris Elba (Nelson Mandela), Tony Kgoroge (Walter Sisulu), Terry Pheto (Evelyn Mandela), Naomie Harris (Winnie Mandela), Lindiwe Matshikiza (Zindzi Mandela), entre outros.

Vale a pena conferir!!! Filme disponível em serviços de streaming. Verifique a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos
Assistente em Administração do Mauc

27.11.2020

Acessar Ir para o topo