2020.11 – Longa de 2019 retrata a história de um garoto de 13 anos que desenvolve uma turbina eólica para tentar salvar seu vilarejo de um destino cruel

cartaz com os dizeres "#ficaadica" na cor preta no canto superior à direita e, abaixo dele, "sessão pipoca" na cor amarela sobre um fundo verde claro. Ao centro o cartaz do filme com a fotografia de uma criança negra com uma blusa listrada na cor branca e vermelha, a criança se segura a uma torre eólica ao fundo vemos um homem negro de costas vestindo uma blusa laranja e com a cabeça inclinada para a criança.

“O menino que descobriu o vento”, filme de 2019 (Foto: MAUC)

Em meio a uma situação muito delicada você já sugeriu algo que certamente tiraria todo mundo do sufoco? Como as pessoas reagiram? Acataram a sua ideia ou preferiram subestimar seu potencial?

A dica de hoje traz a história de William Kamkwamba, um menino muito inteligente que lutou incessantemente para salvar os moradores do seu vilarejo de um destino cruel. Vamos conhecer sua história?

William mora em um vilarejo localizado em um dos países mais pobres da África: Malauí. A população do local vive da agricultura.

Os moradores enfrentam graves problemas com as fortes chuvas e uma seca intensa. Foram circunstâncias como essas que levaram a família de William a passar por momentos muito difíceis.

Seu pai, Trywell Kamkwamba, investe todos os recursos que adquire trabalhando na agricultura na educação do filho.

Com a seca, Trywell vê-se impossibilitado de continuar pagando as mensalidades escolares e William é forçado a abandonar a escola que ele tanto ama.

Percebendo que a seca ia estender-se por muito tempo, o menino começa a tentar encontrar uma forma de ajudar o vilarejo a superar essa fase tão delicada de suas vidas.

Sem o conhecimento do diretor, William volta a frequentar a escola e aproveita cada oportunidade que surge para estudar na biblioteca. Ele faz um teste aqui, outro ali e acaba encontrando um caminho que certamente melhorará a vida da população: a criação de uma turbina eólica! Com ela seria possível molhar os áridos campos na hora de plantar a semente.

Animado com o que acaba de descobrir, compartilha a ideia com todos; mas, por ser apenas um garoto de 13 anos, muitos não lhe dão crédito, a começar pelo seu pai.

A seca agrava-se ainda mais. As condições de vida dos moradores ficam praticamente insustentáveis. Será que Trywell vai continuar subestimando o potencial de seu filho?

A resposta para esta intrigante pergunta você encontrará no filme “O Menino Que Descobriu O Vento”. Produzido em 2019, o longa apresenta um retrato fiel da situação vivida pelos habitantes de países como Malauí, que é constantemente castigado pela irregularidade das chuvas e secas, além de outros problemas de cunho social. Com
cenas profundamente tocantes, o filme atrai a nossa atenção do início ao fim.

Neste final de semana, prepare aquela deliciosa pipoca e curta cada minuto desta superprodução cinematográfica! Atores principais: Maxwell Simba (William Kamkwamba), Chiwetel Ejiofor (Trywell Kamkwamba), Aïssa Maïga (Agnes Kamkwamba), Lily Banda (Annie Kamkwamba), Lemogang Tsipa (professor Mike Kachigunda), entre outros.

Filme disponível em serviços de streaming. Verifique a classificação indicativa.

Por Carlizeth Campos – Assistente em Administração
06.11.2020