2021.02 – Romance indianista de um célebre escritor cearense é adaptado ao cinema em uma superprodução nacional de 1996
A primeira fase do Romantismo brasileiro revelou o grande talento de um dos maiores escritores que o mundo já conheceu: o cearense José de Alencar! Autor de obras que passeiam por diversos gêneros literários, publicou, em 1857, uma de suas obras mais célebres: o romance indianista “O Guarani”. Você já leu esse romance? Lembra como tudo começou e em que contexto histórico ele está inserido?
Tudo começa no início do século XVII, época em que o Brasil era colônia da Coroa portuguesa.
Em uma fortaleza construída às margens do rio Paquequer, no Interior do Rio de Janeiro, vive D. Antônio de Mariz, enviado ao Brasil pela Coroa para colonizar a região. Casado com D. Lauriana, é pai de dois filhos: D. Diogo e D. Cecília. O casal de filhos tem uma meia-irmã chamada D. Isabel, tratada pela família como sobrinha de D. Antônio.
Cecília conhece Peri, um índio forte, nobre e valente que nutre em seu coração um amor profundo e sincero por Cecília. Ao salvá-la da morte, D. Antônio o recebe em sua fazenda, iniciando assim uma grande amizade entre os dois.
Acidentalmente, D. Diogo causa a morte de uma índia da tribo aimoré. Ouve-se rumores de que a tribo vai vingar a morte da índia. Preocupado com a segurança de sua amada, Peri decide lutar contra os aimorés, envenenando as águas do rio. Os aimorés unem forças e decidem invadir a fortaleza. Peri oferece seu corpo como sacrifício pela morte da índia aimoré. Seu plano é envenenar-se para que, ao devorar seu corpo envenenado, os índios aimorés morram e assim não prejudiquem à sua amada Ceci nem a D. Antônio. Ceci descobre o plano e implora para que ele viva, pois não quer perdê-lo. Será que ela vai conseguir evitar o envenenamento?
O romance exalta o nacionalismo brasileiro, focando no índio toda a bravura e nobreza do heroísmo nacional. Adaptado ao cinema em 1979, 1991 e 1996, revela o pensamento do autor sobre a formação cultural do nosso país, construída inicialmente sobre dois pilares: o indígena e o português.
Na adaptação ao cinema de 1996, os atores Marcio Garcia e Tatiana Issa interpretam respectivamente o selvagem Peri e a bela e meiga Ceci. O filme, intitulado “O Guarani”, também traz em seu elenco os atores Herson Capri (D. Antônio de Mariz), Imara Reis (Lauriana), Glória Pires (Isabel), Marco Ricca (Álvaro), Tonico Pereira (Aires), José de Abreu (Loredano), entre outros. Em 131 minutos você acompanhará o drama vivido por D. Antônio e sua família e se surpreenderá com o destino que cada personagem teve nesta obra-prima alencarina, uma das mais aclamadas do Romantismo brasileiro do século XIX. Vale a pena conferir!!!
Filme disponível em sites de entretenimento. Verifique a classificação indicada!
Por Carlizeth Campos
Assistente em Administração do Mauc
Em 05/02/2021