Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Inscrições abertas para o Férias no Mauc – Curta Edição

Data de publicação: 16 de julho de 2024. Categoria: Cursos e oficinas, Eventos, Férias no Mauc

DIVULGAÇÃO

E a tradição está mantida! Em novo formato, mais enxuto, o Museu de Arte da UFC lança o Férias no Mauc – Curta Edição entre os dias 19 e 26 de julho de 2024.

Em razão do nosso fechamento temporário durante o período de greve unificada dos servidores da educação pública superior, o projeto foi adaptado para uma versão menor e sem a convocatória de propostas como nas edições anteriores. Tudo para conseguirmos oferecer esse gostinho de férias com arte, educação e cultura.

A programação especial do Férias no Mauc – Curta Edição conta com instalação artística para bebês e crianças pequenas, oficina de arte botânica, roda de conversa sobre bordado e workshop de desenho da figura humana. Os formulários de inscrição estão disponíveis logo abaixo, no detalhamento de cada atividade da programação. Confira.

 

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL: FÉRIAS NO MAUC – CURTA EDIÇÃO

 

Instalação | A poética dos bebês: desvendando mundos possíveis

Abertura com ativação da instalação: 19/07, às 15h 

Visitação: 22 à 26/07, de 8h às 12h e de 13h às 17h (com entrada até 15min. antes do encerramento) 

Modalidade/Local: Presencial / Mauc 

Quantidade de participantes: Livre 

Público-alvo: Bebês a partir de 6 meses acompanhados de responsáveis

Descrição da atividade: A poética dos bebês: desvendando mundos possíveis é uma instalação destinada à fruição artística e multissensorial dos bebês de forma livre e autônoma. Em um ambiente interativo e sensorial,  os bebês poderão percorrer e descobrir diversas possibilidades. Cada parte da instalação é um nicho de interações onde os bebês são instigados a percorrer e descobrir cores, texturas e sons. Um ambiente preparado para descobertas e experimentações através da arte. É um convite às sensações, proporcionando a experiência estética e multissensorial dos bebês e um momento de vínculo e afeto com seus cuidadores.

Artistas: Cris Soares, Georgia Zaranza e Terena Cartaxo

Sobre as artistas:

Cris Soares é artista e ilustradora infantil, mestranda em Artes pelo PPGArtes – IFCE, especialista em Gestão e Políticas Culturais e graduada em Artes Visuais – IFCE. Coordenou o Educativo do Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar e da Pinacoteca do Ceará. Idealizadora do projeto Bebê Dadá, onde propõe experiências artísticas e multissensoriais com bebês.  @bebedadaarte

Geórgia Zaranza é mestranda em Artes pelo PPGArtes – IFCE / Observatório da Educação SME, especialista em Arte Educação e Cultura Popular e Terapias Integrativas Práticas Complementares, graduada em Pedagogia-UFC. Foi professora de crianças (2001- 2016) e formadora de professoras de crianças da Educação Infantil – SME de Fortaleza (2017 – 2020), hoje lotada na Sala de Atividades Educacionais Especializadas, onde busca realizar, por meio da arte, construções significativas de conhecimento. Atua como arte-educadora e ilustradora de livros infanto-juvenis. É idealizadora da Tenda Brincante em seu círculo cromático.

Terena Cartaxo é artista-docente e mestranda em Artes pelo PPGArtes – IFCE, tem graduação em Educação Infantil – UVA e especialização no Ensino de Artes – UECE. Atualmente, pesquisa Arte para as Infâncias com práticas decoloniais e desenvolve propostas artísticas com bebês na Rede Pública de Ensino de Fortaleza, na qual é professora desde 2004.

Aberta ao público (sem inscrição prévia)

__

Roda de conversa | O bordado na arte contemporânea cearense

Data: 23/07 

Horário: 15h às 17h

Modalidade/Local: Presencial / Mauc 

Quantidade de participantes: 20

Público-alvo: Pessoas a partir de 14 anos com interesse no tema

Descrição da atividade: Roda de conversa bem descontraída com perspectivas diferentes sobre o bordado cearense apresentando artistas, estilos, processos criativos e o bordado como importante patrimônio cearense.

Mediação: Luiza Helena Amorim, Mário Sanders, Izabel Gurgel e Kildare Cavalcante

Sobre as(os) mediadoras(es):

Luiza Helena Amorim é uma pesquisadora-etc, aprendiz de curadoria de arte, bordadeira e mestra em História Social. Tem peças bordadas no acervo do Minimuseu Firmeza. Dedica-se a pesquisar e ministrar aulas sobre patrimônio, História da arte, História dos museus no Ceará e História das mulheres artistas. Produz conteúdo no perfil do instagram @des.lembramentos 

Mário Sanders é artista plástico, designer gráfico e bordadeiro. Começou a trajetória nas artes na adolescência, fazendo desenhos de revistas em quadrinhos. Participou de diversas exposições, destacando-se as coletivas como a Exposição Internacional de Esculturas Efêmeras, Prêmio Pirelle de Pintura Jovem no MASP e nos principais Salões de Arte Contemporânea do Brasil, recebendo algumas premiações como Salão de Abril, Unifor Plástica, Listel Teleceará e Salão Norman Rockwel do Desenho e da Gravura em Fortaleza.

Izabel Gurgel realiza atividades formativas e curatoriais. Com uma compreensão ampliada de patrimônio cultural, trabalha com livro e leitura em ações de sensibilização baseadas em trajetórias artísticas, acervos e bens materiais e imateriais. Iniciou em 2023, junto ao Festival Alberto Nepomuceno, o Fan Podcast, sobre acervos públicos no Ceará.

Kildare Cavalcante é bordador e tem peças no acervo do Minimuseu Firmeza. Com a esposa Luiza Helena Amorim, forma a dupla Casal Bordador. É acadêmico de Direito e realiza pesquisa sobre museus e Direitos Culturais. 

Inscrição: https://forms.office.com/r/Bv1ugK9wdz

__

Oficina | Arte Botânica

Datas: 24/07 e 26/07 (dois dias)  

Horário: 13h30 às 16h30

Modalidade/Local: Presencial / Mauc 

Quantidade de participantes: 25 

Público-alvo: Pessoas acima de 16 anos com interesse em desenho

Descrição da atividade: A oficina de arte botânica tem por objetivo observar e desenhar diferentes tipos de plantas, entendendo como elas se comportam, bem como as variadas maneiras de simplificar suas formas. Haverá dois dias de oficina. A primeira aula, teórica, para que os participantes conheçam mais sobre a importância da botânica na arte, história e também seus usos na atualidade, bem como iniciar os primeiros esboços de desenho baseado em conhecimentos prévios e análise de imagens. No segundo dia, a aula será prática, tendo dois momentos: o primeiro, ao ar livre, pelo jardim do Mauc, desenhando com base na observação; em seguida, na sala, para finalização do desenho e partilha dos resultados com a turma.

Materiais (de responsabilidade da/o participante): Papel sulfite simples ou com gramatura maior que 90g/m² (ou sketchbook), prancheta ou caderno para apoio, lápis (grafite), borracha, régua, material para colorir de sua preferência (lápis de cor, marcador, aquarela). 

Ministrante: Joyce Kelly

Sobre a ministrante: Graduanda em Design-Moda pela UFC e técnica em Edificações, atualmente bolsista no Programa de Extensão “Desenhando no Museu”. Multiartista nas áreas de desenho, ilustração digital, bordado e quadrinhos. 

Inscrição: https://forms.office.com/r/iJF23Wcr8V

__

Workshop | Desenho da Figura Humana: O Dorso

Data: 25/07  

Horário: 13h30h às 16h30h

Modalidade/Local: Presencial / Mauc 

Quantidade de participantes: 40

Público-alvo: Pessoas acima de 15 anos com interesse no tema

Descrição da atividade: Abordagem, na prática, do desenho acadêmico do Dorso, estrutura que representa a região que se localiza na parte posterior do tronco, as costas. Serão apresentados técnicas, procedimentos e materiais de desenho durante o estudo analítico do corpo. 

Materiais (de responsabilidade da/o participante): Papel sulfite branco em formato A4 ou A3; Sketchbook e prancha (para apoiar os desenhos); Lápis 6B, 7B ou 8B de qualquer marca; Limpa tipo ou borracha de qualquer marca; Estilete ou apontador de qualquer marca; Esfuminho, cotonete ou guardanapos de qualquer marca.

Ministrante: Galber Rocha

Sobre o ministrante: Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Artes Plásticas (2010) e Técnico em Design Ambiental: Decoração, Mobiliário e Paisagismo (2000) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE. Com formação em Desenho e Pintura (1992), curso realizado pelo Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará – Mauc. Professor de meios técnicos para a Pintura e o Desenho de observação.

Inscrição: https://forms.office.com/r/cawRz9dAtL 

 

 

Acessar Ir para o topo