Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

João Vilnei

      João Vilnei

Artista. Doutor em Arte e Design pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (2017), com apoio por financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia FCT/POPH/FSE, Mestre em Criação Artística Contemporânea pela Universidade de Aveiro (2010) e bacharel em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (2007). Professor adjunto do curso de Design Digital (2015) e permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes (2017), ambos da Universidade Federal do Ceará. Integra o Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte – LICCA/UFC, registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, e o Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade – i2ADS/FBAUP. Participou do “Projeto Balbucio” durante toda a sua existência (2003-2011), coletivo de artistas brasileiro que dedicou grande parte da sua produção à investigação das interseções entre corpo, comunicação e arte [www.balbucio.com].

Sobre a produção: “Este trabalho é um desdobramento de “The artist isn’t present”, com versões apresentadas em Berlim-ALE (2013), Torres Vedras-PT (2014), Flórida-EUA (2015), Penafiel-PT (2016) e Lousã-PT (2019). O projeto nasceu como uma paródia da exposição e filme da artista Marina Abramovic, “The artist is present”, e, em sua primeira versão, consistia em um cartaz que era apresentado nos eventos nos quais, por algum motivo, João Vilnei não pudesse participar. Nesta versão, o público poderá invocar o artista, ausente desta vez por conta da COVID-19, a partir de uma videochamada via Skype. Para isso, basta adicionar o perfil “joaovilnei”. De casa, em Fortaleza, o artista, caso tenha conexão e esteja disponível, estará presente.”

Obra: João Vilnei volta ao Mauc com mais uma performance. Mais uma vez a presença do público é essencial para que a performance ocorra. Que tal fazer parte deste momento e deste movimento? Chama o “joaovilnei” no Skype e nos conte sobre esta experiência artística e tecnológica.

Para quem gostou e quer saber mais sobre o artista e sua produção, não deixe de segui-lo (@joaovilnei).

Acessar Ir para o topo