Marca Mauc 60 anos conquista bronze na maior premiação do design nacional

Data de publicação: 9 de dezembro de 2021. Categoria: Notícias

A Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará (UFC Informa) conquistou medalha de bronze na maior premiação do design nacional, o Brasil Design Award. O trabalho premiado foi a marca “Mauc 60 anos”, desenvolvida pelo designer e servidor técnico-administrativo Samuel Furtado, em alusão ao aniversário do Museu de Arte da UFC. A cerimônia de premiação ocorreu na noite dessa terça-feira (7) pelo YouTube.

O Brasil Design Award é promovido, desde 2009, pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN). Nesta 11ª edição, houve o recorde de 1.624 inscrições oriundas de todas as regiões do País. Na primeira etapa, 140 jurados julgaram individualmente todos os trabalhos inscritos. Do total, 30% dos projetos receberam nota acima de 7 e passaram a compor a chamada short list.

Fotografia colorida de um homem, jovem, sentando em frente a uma mesa onde temos no computador a marca comemorativa no Mauc 60 anos na tela, o nome aparece em branco sobre uma forma em losango marrom. O homem é branco, tem barba e cabelos curtos escuro, sorri, olha para a câmera e usa uma blusa de malha na cor verde musgo. Ao fundo temos uma parede branca com alguns quadros pequenos pendurados.

O designer Samuel Furtado, servidor da Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC, assina o design gráfico e a direção criativa da marca “Mauc 60 anos” (Foto: Ribamar Neto/UFC Informa)

Na segunda fase, os trabalhos selecionados foram novamente avaliados, dentre os quais o da UFC Informa. Os que obtiveram nota de 7 a 7,9 conquistaram medalha de bronze; os que receberam de 8 a 8,9 ganharam a de prata; e os que tiveram nota de 9 a 10 arrebataram o ouro e passaram para o grand prix da competição.

No total, 312 projetos saíram vencedores, em 10 categorias principais. A marca “Mauc 60 anos” recebeu o bronze na categoria Design Gráfico, subcategoria Marca de Produto ou Serviço. Veja o projeto completo clicando na imagem abaixo.

Marca Mauc 60 anos

Para o designer Samuel Furtado, trata-se de um reconhecimento importante para o serviço público e que comprova a qualidade do trabalho desenvolvido na UFC. “Foi a primeira vez que participei do Design Award, e deu certo. O que é legal é que essa premiação é muito voltada para grandes agências. Ver o setor público concorrendo não é tão comum. Para mim, o mais relevante é estar representando a Universidade e o serviço público em geral”, comemorou Samuel.

A coordenadora da UFC Informa, Profª Cláudia Buhamra, acrescentou que “o prêmio atesta o grande valor das marcas para as instituições públicas, bem como para seus equipamentos, uma linguagem antes valorizada apenas por organizações privadas. E também mostra como a UFC está à frente em sua comunicação institucional”.

SOBRE A MARCA – Samuel Furtado, que se graduou em Publicidade e Propaganda na UFC em 2017 e é servidor da Instituição há três anos, se inspirou nas cores das obras do pintor Raimundo Cela (1890-1954) e nas formas de losango contidas no logotipo do museu para criar a identidade visual, um novo alfabeto tipográfico e diversas outras aplicações gráficas.

“Nossa arte é presente” foi o conceito adotado, a partir do esforço do Mauc de estar presente na vida das pessoas da comunidade acadêmica e também dos cearenses. “A arte cearense está presente no museu, e o museu é um presente para o estado do Ceará e para a UFC. Fazemos reflexões sobre passado, presente e futuro, e homenageamos o Mauc como a joia da Universidade”, explicou o designer.

A diretora do Mauc, Graciele Siqueira, lembrou que a marca apresenta o museu da UFC como um “diamante da terra”, remetendo ao lema e ao compromisso da própria Universidade: o universal pelo regional. “Acredito que Samuel trouxe na proposta a tríade passado-presente-futuro. A marca reflete um museu vivo e presente dentro da UFC e do Ceará. Passados 60 anos desde sua inauguração, se mantém atento às mudanças e transformações do campo museológico, artístico, educacional e social por meio de seu povo e de sua relação com a terra”, afirmou a diretora.

Graciele Siqueira também lembrou que a conquista traz ainda mais visibilidade ao Mauc, à UFC e ao Nordeste, deslocando o olhar do centro do País para outras regiões, tendo em vista que se trata de uma premiação nacional.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação e Marketing da UFC – e-mail: ufcinforma@ufc.br