Mauc aberto neste sábado, 07 de outubro. Confira a programação!

Data de publicação: 2 de outubro de 2023. Categoria: Desenhando no Museu, Notícias, Sem categoria

Neste sábado(07) tem Mauc aberto das 9h às 13h com a seguinte programação:

Visitação aberta às exposições “Descartes Griô Profeta” (ÚLTIMO DIA) e  “Balbucio 20”, ao circuito de longa-duração com expografia especial marcando o retorno das salas individuais dos artistas Aldemir Martins, Antonio Bandeira e Raimundo Cela. Além disso foi montada uma sala com obras de artistas mulheres numa expografia diálogica entre gerações e temáticas

Além disso haverá a seguinte programação:

Sessão de Desenho com Modelo Vivo – Temática Infância
Mediação: Joana Cláudia Teixeira da Silva
Modalidade: Sessão de Desenho/Presencial
Data: 07/10/2023
Horário: 10 às 12 horas
Número de vagas: 20
Público-alvo: Desenhistas com nível médio a avançado em figura humana a partir de 16 anos

Descrição: trazer a Semana da Infância para a Sessão de Modelo Vivo. A proposta é que os participantes recordem as boas memórias da infância e tenham uma sessão divertida e variada dentro do que já se apresenta nas sessões dos #sabadosnomauc. Serão usados objetos e poses que remetam a essa temática. Esta atividade é uma realização do Programa de Extensão Desenhando no Museu, desenvolvido em parceria pelo curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e o Mauc.

Inscrições: https://forms.office.com/r/iCGgvptn1F

Semana da Infância no Mauc
Oficina – Brinquedos e culturas ancestrais: confecção do Mancala
Data: 07/10/23
Carga horária: 2h
Público-alvo: Crianças de 8 a 12 anos (acompanhadas de responsáveis)
Quantidade de participantes: 15
Modalidade/Local: Presencial no Mauc

Descrição: A proposta da atividade é conversar com as crianças acerca das contribuições da cultura africana a nível nacional e, em seguida, confeccionar o jogo Mancala. Serão abordados os aspectos sócio-históricos da cultura africana em diáspora e suas intensas e expressivas contribuições para as manifestações culturais nacionais, com a finalidade de fazer as crianças refletirem sobre como a nossa cultura se aproxima de outras culturas. Em seguida, as crianças vão confeccionar, com nossa orientação e auxílio, o Mancala, jogo africano de aproximadamente 7000 mil anos, considerado o primogênito de todos os jogos de tabuleiro.
Materiais (de sua responsabilidade): Caixa de ovos com pelo menos doze cavas; copos descartáveis; grãos de feijão ou pedrinhas pequenas; fitas; tintas para colorir; amor e muito afeto!
Ministrantes: Rayssa Maria Rodrigues Cavalcante – Bolsista do Núcleo Educativo do Mauc pela Bolsa de Iniciação Acadêmica (BIA). Estudante de História pela UFC. Assis Alves da Silva – Membro do Núcleo Educativo do Mauc pelo programa Artes Capitais (FUNARTE/SECULT-UFC/MAUC). Estudante do curso de Letras – Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas (UFC)

Inscrições em: https://forms.office.com/r/kUUj7Ui3zT