Mauc aberto neste sábado(15) para abertura de exposições

Data de publicação: 10 de abril de 2023. Categoria: Abertura de Exposição, Notícias

Neste sábado(15) o Mauc funcionará das 9h às 13h para abertura das novas exposições temporárias:

A Exposição Individual Linha do Horizonte é uma mostra da produção do atelie da artIsta Lana Benigno em Arte Têxtil. Desde croquis, mostras de tecido, esculturas, bordados e panôs. A curadoria é de Barbara Cariri que focou na profução de Arte Têxtil da artista e no seu processo de criação. A expografia é feita por Sergio Silveira, Diretor de Arte e cenógrafo.

Exposição Linha do Horizonte
De Lana Benigno
Em cartaz até 19 de maio de 2023
Aberto a todos os públicos

A Exposição Na Ponta dos Dedos é fruto de um trabalho educativo desenvolvido pelo Museu da Fotografia, em parceria com a Universidade Federal do Ceará e Universidade Estadual do Ceará. Apresenta 20 fotografias produzidas em peças táteis, obras resultantes do curso de fotografia para deficientes visuais, promovido pelo MFF no ano de 2019 e 2020. Desenvolvido pelo Museu da Fotografia Fortaleza, UECE e UFC, o projeto Na Ponta dos Dedos é uma ação educativa inclusiva, que atua no campo fotográfico com alunos deficientes visuais. Tendo acontecido no ano de 2019 e 2020, o projeto resultou numa exposição de peças táteis e audiodescrições no Museu da Fotografia Fortaleza.

Exposição Na Ponta dos Dedos
Coletiva organizada pelo Museu da Fotografia
Em cartaz até 26 de maio de 2023
Aberto a todos os públicos

A Exposição International Print Ceará… o mundo é gráfico se apropria de um espaço preparado nas cores branca e amarela, de formato geométrico irregular e localizado no Mauc (Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará) para mostrar o que há de mais atual da Gravura de alguns países, do Brasil, e em especial do estado do Ceará. Destacando que, este último, encontra-se passando por um momento especial das Artes Visuais, através de um olhar especial e poético para as Gravuras. Dessa forma, convidamos você a fazer um passeio panorâmico pela Arte Visual da Gravura, uma linguagem artística bastante difundida no Brasil e no mundo, e que encontrou no Ceará um de seus centros de influência e de excelência.

Para a exposição a qual apresentamos, ponderamos, portanto, a excelente iniciativa do artista gravador Roberto José do Nascimento (Beto Nascimento), pernambucano radicado no Recife, um difusor, entusiasta e permanente guardião, que após a comunhão entre gravadores de diferentes partes do mundo, permitiu sonharmos com mais uma coletiva das artes gráficas, dessa feita, em nossa cidade de Fortaleza. Se juntaram a ele os artistas visuais e gravadores, Gerson Ipirajá (In-Gráfica), Zakira Nobre (Studio4) e o artista visual Francisco Ivo, em uma curadoria compartilhada.

E é com esse espírito do compartilhar que o Coletivo In-Grafika, aliado a outros parceiros, traz ao público de nosso estado a “Internacional Print Ceará – O mundo é gráfico”, mostrando um pequeno recorte dos caminhos que a Gravura percorre em 23 países, através das produções de seus artistas gravadores, que nos dão as boas-vindas para que possamos percorrer as veredas surpreendentes e desconhecidas que essa exposição proporcionará.

Exposição Internacional Print Ceará… o mundo é gráfico
Coletiva organizada por Beto Nascimento, Gerson Ipirajá (Coletivo In-gráfika), Zakira Nobre (Studio4) e Francisco Ivo
Em cartaz até 26 de maio de 2023
Av. da Universidade, 2854, Benfica