Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Mauc aberto neste sábado(18)

Data da publicação: 13 de março de 2023 Categoria: Eventos, Lançamento de livro, Notícias

O Museu de Arte da UFC vai funcionar neste sábado, 18 de março, das 9h às 13h. Além de visitação às exposições, teremos lançamento de livro, palestra e visita mediada.

Lançamento de livro
“Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC” de João da Costa Neto

No próximo dia 18(sábado) acontecerá o lançamento do livro “Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC”, escrito por João da Costa Neto. Com mais de 50 anos de atividade, o livreiro João da Costa Neto, tornou-se especialista nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, acompanhando e ofertando livros para três gerações de arquitetos do Ceará. Seu Costinha, como é conhecido entre os colegas de UFC, resolveu registrar algumas das muitas histórias que reuniu durante as cinco décadas de experiência e passou para o lado de cá do balcão de sua livraria. Agora, o livreiro virou também escritor.

Em “Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC”, João da Costa conta desde as coincidências que já pareciam o unir ao curso da UFC como o fato de ter estudado na mesma escola em que o prof. Pedro Eymar, formado anos depois pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU/UFC) e ex-diretor do Museu de Arte da mesma instituição, ambos localizados no mesmo quarteirão da esquina das avenidas 13 de Maio com Universidade.

Seu Costinha acompanha a história do CAU/UFC praticamente desde o início, no livro ele rememora fatos importantes para a fundação e reconhecimento nacional do curso, como a medalha de ouro no “Concurso Internacional de Estudantes da Arquitetura” promovido pela Bienal de São Paulo em 1969. Também revela fatos curiosos de um departamento universitário como os jogos de futebol que aconteciam no espaço onde atualmente são os gabinetes de professores, as festas juninas com participação de estudantes e suas famílias e o zelador que virou artista. Sim, isto aconteceu com Nogueira, artista primitivista que ganhou notoriedade após pintar com as sobras de tintas deixadas pelos acadêmicos após as aulas.

“A Escola de Arquitetura e Urbanismo tem muitas histórias a serem narradas. Contar parte delas já é uma audácia de minha parte. Fica aqui o registro de minhas observações, que refletem o meu orgulho de fazer parte dessa história”, conta João da Costa Neto.

SERVIÇO
Lançamento livro “Parte da história do que vi e vivi no Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFC”
Autoria de João da Costa Neto
Dia 18, das 9h às 13h
Custo: 30 reais (a serem recebidos pelo autor)

 

Palestra e Visita mediada
Exposição “Mãos que encantam”
Com o artista Edismar Arruda

Às 10h, haverá palestra e visita mediada à exposição Mãos que Encantam feita pelo artista Edismar Arruda. A exposição reúne uma parte das obras produzidas pelo artista com sucatas de metal e peças automotivas, em uma proposta de arte sustentável. O artista despertou para a produção de esculturas em seu ofício de metalúrgico, reaproveitando peças de metal para expressar em sua arte a valorização da natureza e do mundo animal, temáticas presentes em suas criações em tamanho real, em sua maioria, sendo uma de suas marcas o detalhamento e o cuidado no ato de transformar.

Edismar Arruda é natural de Jaguaribara, no Vale do Jaguaribe, escultor e artesão tem se especializado em esculturas de metal com utilização de sucatas automotivas e peças de construção. Já realizou exposições em galerias e shoppings de Fortaleza e espaços institucionais como a Federação das Indústrias do Ceará (FIEC). Suas peças estão presentes em outros estados do país como Minas Gerais, Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, despertando interesse internacional, também já comercializou obras para os Estados Unidos. Em 2022 participou do Programa Domingão com Huck no quadro The Wall.

Atividade sem inscrição prévia, mas com direito à declaração de participação para quem assinar a lista de presença.

 

Exposições em cartaz:
🔸️Cadernos de Aula – de Aléxia Brasil
🔸️Carybé ilustra Jorge Amado – curadoria do Sesc-CE
🔸️Im[per]manências – de Aline Basso
🔸️Mãos que encantam – de Edismar Arruda
🔸️Paisagens Imaginárias – de Sônia Figueiró
🔸️Sempre Fomos Modernos – de Wellington Júnior e Eliezer Nascimento

 

Museu de Arte da UFC – Mauc
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo