Mauc aberto neste sábado(26) com programação especial

Data de publicação: 21 de agosto de 2023. Categoria: Desenhando no Museu, Lançamento de livro, Notícias

Neste sábado(26), teremos Mauc aberto das 9h às 13h com a seguinte programação:

• Visitação aberta às exposições “Descartes Griô Profeta” e  “Balbucio 20”, ao circuito de longa-duração com expografia especial marcando o retorno das salas individuais dos artistas Aldemir Martins, Antonio Bandeira e Raimundo Cela. Além disso foi montada uma sala com obras de artistas mulheres numa expografia diálogica entre gerações e temáticas.
  • Sessão de Desenho de Modelo Vivo
    Mediação: Joana Cláudia Teixeira da Silva
    Modalidade: Sessão de Desenho/Presencial
    Data: 26/08/2023
    Horário: 10 às 12 horas
    Número de vagas: 20
    Carga horária: 2 horas
    Público-alvo: Desenhistas com nível médio a avançado em figura humana a partir de 16 anosEmenta: Esta sessão de desenho terá como tema o artista Descartes Gadelha, que está com exposição comemorativa aos seus 80 anos, “Descartes Griô Profeta”, em cartaz no Mauc. Possibilitará aos participantes a prática do desenho de observação em conjunto com modelos dispostos em diversas posições, inspiradas na obra do artista homenageado. Esta atividade é uma realização do Programa de Extensão Desenhando no Museu, desenvolvido em parceria pelo curso de Design-Moda do Instituto de Cultura e Arte (ICA/UFC) e o Mauc.
    Sobre a mediadora: Graduanda em Design-Moda pelo Instituto de Cultura e Arte da UFC e Bolsista do Programa Desenhando no Museu.Inscrições: https://forms.office.com/r/T3Fy7aXmye

• Contação de Histórias
    A ação é uma parceria dos Projetos Amor Salva (Design-Moda) e Dandara (Faced)
    Para crianças de 07 a 12 anos
    20 vagas – sem inscrição prévia

• Lançamento de livro

Neste sábado (26), a partir às 10h, no Mauc, será lançado o livro “Academia Cearense de Enfermagem: 2007-2023” que tem como organizadoras as professoras Maria de Nazaré de Oliveira Fraga(UFC), Maria Dalva Santos Alves(UFC) e Silvia Maria Nóbrega-Therrién(UECE). A publicação aborda a criação dessa entidade, cuja idealizadora e Patrona Perpétua é Maria Grasiela Teixeira Barroso(Professora Emérita da UFC).Tendo como fio condutor os 16 anos de existência da Academia Cearense de Enfermagem do Ceará, suas realizações e a produção de seus atuais integrantes, a obra traz aos leitores o perfil das patronas e patronos de suas 21 cadeiras, pioneiros dessa profissão que se formalizou no Ceará há muitas décadas.Nessa trilha, o texto também enfoca o estágio atual de desenvolvimento dessa profissão como: criação do Museu de Enfermagem do Ceará em funcionamento desde 2018; 80 anos de ensino de Enfermagem no território cearense; academias de Enfermagem existentes no Brasil; história do curso de Enfermagem da UNIFOR; história da assistência de Enfermagem em hemodiálise e em Centros de Material e Esterilização no Ceará; história de Jean Baptiste Pussin, o primeiro enfermeiro psiquiátrico no mundo que inspirou Philipp Pinel no alienismo da França, entre outros de igual destaque.

A temática sobre enfermeira nas artes plásticas é objeto de análise em um dos artigos e já foi objeto da exposição A Enfermagem e as Artes Plásticas: do século XVI ao século XX, realizada no Mauc no período de 27 de setembro a 17 de outubro de 2013.Heroínas e heróis dessa prática no Ceará foram resgatados do anonimato nos diversos textos. Grande acervo de documentos, objetos tridimensionais, preciosos instrumentos de trabalho em remotos anos estão descritos detalhadamente. A história da Escola de Enfermagem São Vicente de Paulo, a escola-mãe de todas as enfermeiras e enfermeiros do Ceará, foi posta em evidência. Conforme demonstram as organizadoras da obra, sob seus auspícios e de seus mentores, a profissão, hoje, conta com ensino que abrange da graduação ao doutorado e pós-doutorado, com os mais elevados conceitos do sistema de pós-graduação do país. O Programa de Pós-Graduação do Curso de Enfermagem da UFC é um dos poucos do Brasil avaliado com nota máxima pela CAPES.

Leituras Públicas Gilmar de Carvalho
encontros de apreciação da vida & obra do pensador da cultura
Sábado, 26 de agosto
apresentação e mediação
Graciele Siqueira – Museóloga e Diretora do Mauc
Izabel Gurgel – Jornalista. Faz o FanPodcast: Acervos CearáAs Leituras Públicas Gilmar de Carvalho se realizam com apoio do Mauc. Começaram em março último no âmbito do Festival Alberto Nepomuceno – FAN. Uma convocação da jornalista Izabel Gurgel para apreciar a trajetória do escritor, difundir a leitura de sua rica obra, estimular a criação de uma cátedra dedicada aos estudos, reedição e divulgação das pesquisas e atuação múltipla ao longo de uma vida interrompida pela covid-19 quando já existia vacina para prevenir a doença.