Mauc Aberto no sábado, 15 de março, com foco em exposições temporárias: “Sentidos”, de Yolanda Carvalho, e “Só para ver-te agora são meus olhos”, de Côca Torquato, entram em cartaz
Data da publicação: 10 de março de 2025 Categoria: Abertura de Exposição, Notícias
O Museu de Arte da UFC (Mauc) funciona neste sábado (15) das 9h às 13h com a abertura de duas novas exposições. Sentidos, de Yolanda Carvalho, e Só para ver-te agora são meus olhos, de Côca Torquato, somam-se à Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã no circuito de curta duração mais recente do museu. Confira os detalhes:
Sentidos
A abertura de Sentidos neste próximo sábado, 15, traz ao Mauc a poesia impressa da xilogravurista piauiense Yolanda Carvalho e todos os seus múltiplos cenários, desde o imaginário fantástico, passando por pássaros, até os detalhes mínimos da natureza crua. O projeto expográfico é de Cyro P. da Silva, e a curadoria é assinada por Áurea Pinheiro, Brenda Vieira, Cássia Moura, Yolanda Carvalho e Marysette Pacheco.
Só para ver-te agora são meus olhos
O Mauc recebe a partir deste sábado, 15, a mais recente produção artística de Côca Torquato numa viagem por desenhos e cores a inspirar, segundo a artista, de forma lúdica, sentimentos de amor e paz. Nas porcelanas e aquarelas com nanquim, Côca Torquato desenvolve em Só para ver-te agora são meus olhos um trabalho baseado em memória e imaginação em que traços livres e pinceladas precisas dão forma a uma pintura contemporânea que nos desloca para um lugar de contemplação – um pedido de pausa em tempos tão acelerados e efêmeros.
Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã
Continua em cartaz a exposição que conta a história dos mais de 200 anos da imigração de falantes da língua alemã no Brasil, provocando reflexões sobre a ligação cultural entre os dois países a partir de retrospectivas históricas e diplomáticas. Sob a realização do Instituto Martius-Staden e curadoria de Martin Norberto Dreher e de Erny Mügge, Jornada para o Brasil: história das migrações de povos de língua alemã apresenta 30 banners divididos em quatro módulos: uma introdução geral ao tema; o processo de emigração da Alemanha; as migrações para o Brasil; e a presença de falantes do idioma alemão no Brasil.
Exposições de longa duração interditadas para a conclusão de reformas no telhado do museu
Informamos que as exposições do circuito de longa duração estarão fechadas durante todo o mês de março, período em que acontecem reformas estruturais em parte do telhado da instituição. A interdição temporária se dá na Sala Cultura Popular e nas salas individuais dos artistas Chico da Silva, Antonio Bandeira, Descartes Gadelha, Aldemir Martins e Raimundo Cela.
SERVIÇO
Sábado de Mauc Aberto
15 de março de 2025
9h – 13h
Abertura de Sentidos
Abertura de Só para ver-te agora são meus olhos
Continuação de Jornada para o Brasil: História das migrações de povos de língua alemã
Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE
Tel: 85 3366 7481
Entrada e estacionamento gratuitos