MAUC abre exposição “Reinvenções”, do artista plástico Sílvio Rabelo, nesta segunda-feira (25)

Data de publicação: 22 de novembro de 2019. Categoria: Abertura de Exposição, Eventos, Exposição, Notícias
Foto de obra do artista plástico Sílvio Rabelo

Foto de obra do artista plástico Sílvio Rabelo. Foto: Reprodução

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) recebe na próxima segunda-feira (25), a partir das 19h,a exposição Reinvenções, do artista plástico, desenhista, pintor e escultor cearense Sílvio Rabelo. O artista é reconhecido por trabalhos que utilizam a técnica da marchetaria (arte que consiste no encaixe de materiais diversos como madeira e metais para ornamentar superfícies planas). Reinvenções ficará em cartaz no MAUC até 20 de dezembro, com visitação gratuita e aberta ao público.

Com predomínio do uso da marchetaria, Rabelo experimenta em suas obras essa técnica com pinturas e esculturas. No texto de apresentação assinado pelo artista plástico e músico Descartes Gadelha, doutor honoris causa da UFC, a exposição Reinvenções é descrita como “novas possibilidades de ver e olhar o objeto artístico ao fundir a marchetaria com a expressão plástica da pintura, resultando numa reinvenção dessas duas técnicas numa só dimensão”.

SOBRE O ARTISTA – Sílvio Rabelo nasceu em Fortaleza (CE), em 1959. Autodidata, desde os 20 anos de idade realiza suas práticas como entalhador e escultor. Recusou o academicismo, porém aprofundou-se no fazer de pequenos pedaços que pareciam não servir mais em obras de arte em uma única linguagem. As obras de Rabelo compõem acervos no Brasil e no exterior, e recentemente o artista foi um dos participantes da mostra que percorreu o País em homenagem a Luiz Gonzaga.

O Museu de Arte da UFC está situado na Av. da Universidade, 2854, Benfica, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Em sábados previamente agendados, o museu abre para visitação com programação especial.

Mais informações sobre as atividades culturais do MAUC podem ser encontradas no site e nos perfis do museu no Instagram e no Facebook.

Fonte: Museu de Arte da UFC – fones: (85) 3366 7481 e 3366 7480