MAUC convida: abertura da exposição “Arte Têxtil” de Andrea Dall’Olio

Data de publicação: 14 de junho de 2019. Categoria: Notícias

Banner de divulgação da exposição “Arte Têxtil”. Foto: Divulgação

O Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará realiza, neste sábado (15), a abertura da exposição “Arte Têxtil” de Andrea Dall’Olio. Trata-se da primeira individual da artista no MAUC, que teve obras de sua autoria expostas em “Novos Olhares para Monalisa”, da qual foi curadora.

Explorando materiais e dialogando o tradicional com o contemporâneo, num exercício poético, experimental e exploratório, Dall’Olio afirma que a exposição tem a “intenção de apresentar ao público a minha pesquisa e produção artística utilizando materiais têxteis e da técnica de bordado, interagindo com a pintura, de modo a enaltecer o valor artístico do bordado, que é uma tradição reconhecida na cultura cearense.”. Nesse sentido, a exposição também dialoga com as duas outras mostras temporárias que atualmente ocupam o MAUC: “Nunca se viaja em vão… Se o destino é Fortaleza”, do grupo de bordadeiras Entrelaçadas; e a exposição “Iluminuras: literatura e bordado”, do projeto de Extensão Iluminuras, vinculado ao Acervo do Escritor Cearense da Biblioteca de Ciências Humanas da UFC.

Veridiana Brasileiro, que assina a curadoria da exposição, afirma que as obras apresentadas por Dall’Olio emergem de uma “busca pela experimentação da textura e uma pesquisa de utilização de materiais que não são usados convencionalmente como material artístico, sobretudo os panos.”. Fazendo usos criativos e inusitados de materiais e técnicas, a curadora destaca que a artista vem realizando estudos nos últimos anos marcados pela “repetição da utilização de materiais do cotidiano que ganham o papel de suporte artístico numa busca da forma e sua desconstrução, revelando uma mensagem através do abstracionismo; uma linguagem que a artista trava com sua arte e gera comunicação, ao esmiuçar para o mundo o seu romantismo e as mensagens insinuantes e refinadas, ao mesmo tempo incautas, que transmite em uma obra silenciosa e calma, sem perder o seu grito!”.

Acessibilidade à arte

Veridiana, Andrea e Carlizeth. Foto: Saulo Moreno

Nos últimos meses, o MAUC tem investido na construção de ações com foco na acessibilidade à arte, abrindo o museu e suas exposições a cada vez mais pessoas. Para “Arte Têxtil”, Andrea Dall’Olio disponibilizou uma obra, “Texturas Fósseis”, para que seja tocada pelo público cego, que poderá assim fazer uma leitura tátil. Além disso, está em fase de preparação uma descrição dos materiais e simbolismos, que estará disponível em braile.

Carlizeth Campos, servidora do MAUC, que está construindo a descrição em parceria com a artista, foi a primeira pessoa cega a tocar a obra. Segundo ela, “É uma experiência que valeu a pena ser vivida, pois tive contato com uma técnica muito nova para mim, que retrata perfeitamente o talento e criatividade da artista. Andrea, ao utilizar a pintura têxtil, revela muita propriedade ao produzir suas obras que se multiplicam em vários sentidos e formas. “Texturas Fósseis”, por exemplo, apresenta uma riqueza de detalhes que interpreta os diversos processos em que o tecido sofre ao ser carbonizado, passando de um nível leve e moderado a um nível mais denso e profundo. Ao inserir o bordado, singrando a superfície carbonizada, a artista entretece materiais e gestos, ela aguça em nós a reflexão sobre um movimento que não tem fim, mas que se estende a cada toque, aproximação e troca feita por cada visitante”, finaliza.

Sobre a artista

Andrea Dall’Olio, natural de Fortaleza, é arquiteta, bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestranda em Ciências da Cidade pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Como artista, trabalha com diferentes técnicas: pintura, gravura, desenho e bordado. Atua ainda na sua área de formação, além de exercer a docência.

“Arte Têxtil” fica no MAUC até 26 de julho, com entrada gratuita, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 18 horas.

Excepcionalmente o museu estará aberto neste sábado, 15 de junho, para a vernissage.

Abertura da exposição “Arte Têxtil” de Andrea Dall’Olio

Data: 15 de junho de 2019