MAUC lança catálogo da mostra “À flor da pele – a pintura visionária de Stênio Burgos”
Data da publicação: 15 de abril de 2019 Categoria: Eventos, Notícias, Sem categoriaVida e obra do artista plástico Stênio Burgos foram celebradas na noite dessa quinta-feira (11), no Museu de Arte da UFC (MAUC), com o lançamento do catálogo À flor da pele – a pintura visionária de Stênio Burgos. Em 38 páginas, a publicação retrata a exposição homônima atualmente em cartaz no MAUC, essa uma coletânea da produção iconográfica do artista nos últimos 20 anos.
Além das 87 obras disponíveis ao público na mostra, o catálogo traz textos condutores ao leitor-visitante para a apreciação de reproduções das obras expostas. Assinam textos o curador da exposição, Prof. Gilmar de Carvalho, com “A pintura visionária de Burgos”; o reitor da UFC, Prof. Henry Campos, e a diretora do MAUC, Graciele Siqueira, com “Stênio Burgos no Museu de Arte da UFC”; e a equipe de acessibilidade do MAUC, Carlizeth Campos, Helem Correa e Saulo Rocha, com “Ações educativas e acessibilidade à arte: construindo um MAUC mais inclusivo e plural”.
O catálogo apresenta ainda depoimentos de personalidades da cultura sobre o trabalho de Burgos, como os pesquisadores Elba Braga Ramalho e Ismael Pordeus Jr.; o artista plástico Roberto Galvão, e o atual secretário de Cultura do Estado, Fabiano dos Santos Piúba.
Um total de 1.000 exemplares estarão disponíveis no museu para distribuição gratuita aos visitantes da mostra, que devido ao sucesso foi prorrogada até o dia 24 de maio. “A exposição tem sido muito bem visitada, o que tem me deixado muito contente. Comecei 2019 tão à flor da pele, mas hoje estou aqui completando os meus 65 anos”, compartilhou o artista plástico, que celebrou duplamente: o lançamento do catálogo aconteceu no dia do seu aniversário.
“O aniversariante nos dá um presente e agora temos a exposição conosco para sempre com o catálogo”, disse o reitor Henry Campos na solenidade de lançamento da publicação. Desejando vida longa e muitas outras mostras de Burgos no MAUC, o reitor classificou a exposição como “de uma beleza indescritível”.
Veja outras imagens do evento no Flickr da UFC
A intensidade artística de Burgos também foi uma qualidade das telas enfatizada, na ocasião, pela diretora do MAUC. “É uma alegria para nós contar com o Stênio e essa vibração, todo esse universo de formas, cores e expressão”, afirmou Graciele Siqueira.
Além da celebração, a noite foi de homenagem ao ex-diretor do MAUC, Pedro Eymar Costa. Após agradecer o tributo, Pedro Eymar comentou sua relação de amizade com Burgos, que remonta à época que em cursaram juntos Arquitetura e Urbanismo na UFC. Para ele, a obra do artista plástico, de forma indissociável, conecta criador e criatura. “O mais interessante é que essa produção é o Stênio, o que está impresso nele é essa energia incrível. É um trabalho extremamente rico, que traz de volta pra gente o que na Filosofia da Arte se costuma colocar entre a forma germinal e a forma possível”, avaliou.
Para o curador da exposição, Gilmar de Carvalho, o lançamento do catálogo celebra uma nova etapa na carreira do consagrado artista. “Mallarmé [Stéphane Mallarmé, poeta francês] disse que tudo existe para acabar em livro, mas na vida dos artistas plásticos, artistas visuais, não existe para acabar em livro, mas para acabar em catálogo. É um documento do que foi a exposição, nunca será a exposição pois a exposição sempre será mais fascinante, mas o catálogo lançado agora tenta reproduzir o espírito dela. É mais um degrau na trajetória do Stênio”, declarou.
SOBRE A MOSTRA – À flor da pele – pintura visionária de Burgos é a terceira exposição do artista no MAUC e segue em cartaz até 24 de maio. O MAUC fica situado na Av. da Universidade, 2854, no Benfica. O público poderá visitar o museu de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A entrada é gratuita. Visitas de escolas, projetos sociais e outros grupos podem ser agendadas pelo telefone (85) 3366 7481 ou pelo e-mail mauc@ufc.br.
SOBRE O ARTISTA – José Stênio Burgos de Macedo nasceu em 1954, no município de Crateús. Graduou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFC em 1978. Nos anos 1980, estudou desenho e pintura no Estudi Chelsea, em Barcelona (Espanha), onde participou de uma mostra coletiva de pintura na sala Santi Jordi.
A primeira exposição de Stênio Burgos no MAUC ocorreu em 2005, quando dividiu espaço com o pintor polonês Maciej Babinski na mostra Epifanias – Babinski/Burgos. Em 2009, retornou ao museu da UFC com a exposição Pinturas, que reuniu obras dos 10 anos de trabalho do artista.
Versão digital – Acesse clicando aqui a versão E-book do catálogo de “À Flor da Pele: a pintura visionária de Stênio Burgos”.
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC – fone: (85) 3366 7331