Português

Mauc na 14ª Primavera dos Museus – Mundo Digital: museus em transformação

17 de setembro de 2020
Banner de divulgação da 14ª primavera dos museus

Banner de divulgação da 14ª primavera dos museus. Foto: Divulgação

Entre os dias 21 e 26 de setembro, o Museu de Arte da UFC participa da 14ª Primavera dos Museus – Mundo Digital: museus em transformação, evento nacionalmente promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Nesta edição, os museus brasileiros foram convidados a pensar as transformações na sua atuação, especialmente no contexto de pandemia, e dos desafios colocados ao campo museal.

A programação do Mauc dialoga com o tema central e inclui questões como a presença nas redes sociais, publicações pensadas na pandemia, como os Cadernos de Colorir, vídeos tutoriais sobre preservação e edição de vídeo, live e oficina. Confira nossa programação e participe!

PROGRAMAÇÃO

21/09

Lançamento das Redes Sociais do Núcleo Educativo do Mauc (NEMauc)

Resumo: A construção de um espaço digital para atuação do Núcleo Educativo do Mauc surgiu como uma demanda dos seus integrantes durante a pandemia. Os perfis em redes sociais servirão à construção de práticas e experimentações diversas, com foco na construção de vínculos com os públicos e a produção e compartilhamento de saberes, bem como para pesquisa e fortalecimento das relações museu e sociedade. 

Perfil no Instagram: @educativomauc 

Roda de conversa sobre o projeto “Mauc para colorir” 

Horário: 15:00 às 17:00 horas

Convidadas(os): Helem Cristina Ribeiro (Administradora do Mauc e coordenadora do projeto), Francisco Bandeira (Responsável pela Oficina Mestre Noza e ilustrador dos Cadernos), Marília Bezerra (Design e Diagramação)

Mediação: Graciele Karine Siqueira (Diretora do Mauc)

Plataforma: Youtube do Mauc

22/09

Live: A/r/tografia: uma conversa sobre Pesquisa Educacional Baseada em Arte

Horário: 14 às 16 horas

Convidada: Prof.ª Dr.ª Rita Irwin (University of British Columbia – UBC – Canadá)

Mediação: Larissa Bezerra (Doutoranda em Educação – UFC)

Tradução (Inglês-Português): Halliday Fernandes de Almeida (LETRARE/UFC) e Larissa Maria Sousa Marques (Graduanda em Letras Inglês/UECE)

Plataforma: Youtube do Mauc   

Resumo: A live propõe um diálogo com a Prof.ª Dr.ª Rita Irwin, da University of British Columbia, renomada especialista internacional nos campos da Educação e da Arte. A A/r/tografia é uma metodologia que nasceu dentro da Pesquisa Educacional Baseada em Artes – PEBA, devido à necessidade que os pesquisadores tinham de encontrar métodos e metodologias que trabalhassem com todas as dimensões da arte como processo educativo. Ela é uma forma de representação que privilegia tanto o texto (escrito) quanto a imagem (visual), de forma híbrida e mestiça, dentro do “fazer” da pesquisa. A/R/T é uma metáfora para: Artist (artista), Researcher (pesquisador), Teacher (professor) e graph (grafia: escrita/representação). A atividade será mediada por Larissa Bezerra, doutoranda em Educação pela UFC, propositora da atividade e atualmente em intercâmbio acadêmico sob orientação da Prof.ª Irwin na UBC, em Vancouver, Canadá. A tradução inglês/português será realizada por Halliday Fernandes de Almeida (Projeto Letrare da UFC) e Larissa Maria Sousa Marques (Graduanda em Letras Inglês na UECE).

Link para envio de perguntas: http://bit.ly/formlive1

23/09

Vídeo “Noções básicas de conservação e preservação de documentos”

Plataforma: Youtube do Mauc

Realização: Arquivo e Biblioteca do Mauc 

Proposta: O arquivo em parceria com a biblioteca do Mauc realizarão uma apresentação em vídeo sobre conservação e pequenos reparos em documentos, com noções e demonstrações básicas de conservação e preservação de documentos: apresentação dos materiais, pequenos reparos, técnica de higienização, confecção de invólucros, tira-dúvidas. Breve introdução sobre as técnicas empregadas, materiais, apresentação. 

25/09

Vídeo “Composição de vídeos – demonstrações práticas de edição”

Plataforma: Youtube do Mauc

Realização: Laboratório Audiovisual do Mauc (LAMauc) – Núcleo de Comunicação/Projeto de Extensão “Mauc: uma nova recepção estética” 

Autoras: Hellen Maria Maximina Vasconcelos (Curso de Jornalismo) e Thaís Lúcio Nicolau (Curso de Sistemas e Mídias Digitais)

Proposta: Durante o período de isolamento por conta da pandemia do coronavírus, o Museu de Arte da UFC utilizou diferentes plataformas digitais para realizar o trabalho de forma remota, com o propósito de manter o público engajado com arte. A partir da temática definida na 14º Primavera dos Museus: “Mundo Digital: Museus em Transformação”, decidimos propor um vídeo explicativo sobre composição visual. Como escolher o estilo certo de vídeo para comunicar corretamente? Como fazer a criação de um vídeo?  Vamos explanar sobre como funciona a composição no audiovisual, com demonstrações práticas de como definir um conceito por meio da edição.

26/09

Oficina de Aquarela – Releitura de Obra do Caderno de Colorir do Mauc

Horário: 14 às 16 horas

Ministrante: Andressa Chaves de Oliveira (LAPEArte/Mauc)

Plataforma: Google Meet – com inscrições prévias por formulário Google

Vagas: 10

Materiais: lápis, borracha, papel (300 g/m2), aquarela, papel toalha,  pincel e água

Proposta: A Oficina de Aquarela abordará a técnica, suas especificidades e possibilidades na criação artística. Será utilizada uma obra de um dos Cadernos de Colorir do Mauc, propondo uma releitura e diálogos com as(os) participantes sobre arte cearense e o acervo do do museu.

Formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehOa1XXr2Q0ea5VZ5I7QIu5-C1S11Oiq16cfXtfrZF3M5pQg/viewform