MAUC participa da III Semana Nacional de Arquivos

Data de publicação: 5 de junho de 2019. Categoria: Eventos, Notícias

Banner de divulgação da 3ª Semana Nacional de Arquivos. Foto: Divulgação

De 5 a 7 de junho, a Universidade Federal do Ceará participa da III Semana Nacional de Arquivos, que este ano traz o tema “Desenhando arquivos”. O evento, de abrangência nacional, visa dar visibilidade aos arquivos e seus acervos e ao papel dessas instituições na preservação do patrimônio histórico-cultural.

O Museu de Arte da UFC (MAUC) integra a programação, que conta com mesas, conferências, visitas mediadas e apresentações culturais.

No dia 6 de junho (quinta), Graciele Siqueira, museóloga e diretora do MAUC, integrará a mesa-redonda “Diálogos Interdisciplinares: memória, cultura e história”, que contará com profissionais de diversas instâncias e órgãos da UFC dedicados à preservação e divulgação de acervos. Já no dia 7 de junho, das 08:00 às 10:00 horas, acontecerá visita mediada ao MAUC, nas exposições temporárias e no Arquivo e Biblioteca.

Para Katiana Souza e Auricelia França, arquivista e técnica de arquivo do MAUC, respectivamente, “Pensar no universo digital e sua forma de interação com  a troca e disseminação da informação no contexto atual, é essencial.”. Refletindo sobre o tema da semana, as servidoras avaliam que “é pensando na gestão, utilização, preservação e difusão de seus acervos na era digital, e em como gerir suas informações, que os arquivos precisam ser desenhados. Os profissionais que atuam no Arquivo do Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará, utilizam-se de ferramentas digitais que colaboram administrativamente,  na criação, utilização, preservação e difusão do seu acervo, alinhadas às práticas de uma gestão arquivística de documentos.”, finaliza.

SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS ‒ Organizada pelo Arquivo Nacional e pela Fundação Casa de Rui Barbosa, a Semana Nacional de Arquivos também visa aproximar a sociedade das instituições de memória de todo o País. Para isso, instituições de arquivo e culturais promovem, durante uma semana, atividades para divulgar os trabalhos desenvolvidos nesses espaços. A semana marca ainda o Dia Internacional dos Arquivos, celebrado em 9 de junho.

Na UFC, a atividade foi promovida pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento e Administração (PROPLAD), o Memorial e o Museu de Arte da Universidade.

O ACERVO ARQUIVÍSTICO DO MAUC

O Arquivo do Museu de Arte da UFC conta com dois fundos documentais distintos, o acervo institucional do MAUC e o acervo do artista Jean-Pierre Chabloz.

Arquivo Institucional

O acervo institucional foi criado a partir da guarda de documentos referente às atividades do Museu desde sua fundação em 1961. É constituído de relatórios anuais, correspondências, fotos, livro de assinaturas de visitantes, catálogos de exposições e documentações dos artistas, com destaque para: Aldemir Martins, Antônio Bandeira, Chico da Silva, Descartes Gadelha, Raimundo Cela, que possuem salas individuais no espaço expositivo. Esse acervo evidencia passagens expressivas e históricas importantes para a UFC e para memória artística do estado.

Arquivo Histórico – Jean-Pierre Chabloz

O fundo J. P. Chabloz abrange um conjunto de documentos pessoais referentes as atividades artísticas realizadas na Europa na década de 30 e no Brasil, de forma descontínua, entre as décadas de 40 e 80. Destacam-se os documentos sobre as atividades realizadas em Fortaleza durante a década de 40 , em especial as documentações produzidas, em 1943, para o Serviço de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia – SEMTA. Este último conjunto, em 07/12/2016, recebeu, em solenidade realizada em Brasília, o Selo da Unesco em seu Programa Memória do Mundo devido à sua importância e relevância temática.

Horário de Funcionamento e Localização:

De segunda a sexta: das 8h às 12h e das 13h às 17h.

O Arquivo está localizado nas dependências do Museu de Arte.

E-mail: arquivomauc@ufc.br