Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – M A U C

Área do conteúdo

Mauc recebe exposição de artistas nacionais e internacionais sobre hospitalidade em suas múltiplas possibilidades de práticas artísticas relacionais

Data de publicação: 16 de novembro de 2022. Categoria: Exposição, Notícias

Arte como potência das relações de hospitalidade entre os povos é uma das reflexões provocadas pelo Intercâmbio Internacional Hospitalidade enquanto estética relacional, que acontecerá de 11 a 27 de novembro, no Ceará, numa parceria entre o Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e a Ponte Cultura, associação alemã, financiadora do projeto. As atividades se estenderão entre a capital, Fortaleza; a cidade de Fortim, no litoral leste; e Guaramiranga, no Maciço de Baturité. O evento traz como homenageado o artista visual cearense Siegbert Franklin (1957-2011), nascido em Fortaleza, cuja trajetória artística, como integrante da Associação Ponte Cultura, contribuiu para aproximar o Ceará e a Alemanha.

A ideia é promover uma experiência estética e reflexiva em arte pública contemporânea a partir do intercâmbio/residência de 28 artistas visuais estrangeiros, sendo da Alemanha, França, Reino Unido, Canadá e brasileiros do Pará, São Paulo, Ceará e Minas Gerais; ainda a colaboração dos pesquisadores do Meio Fio e artistas de Fortim.

A potência do encontro se dará através das relações e das escutas com diferentes comunidades do estado, entre elas com os povos originários, a partir do dia 12 de novembro, quando os artistas partirão numa jornada imersiva por locais simbólicos do povo cearense. A programação do intercâmbio conta com exposições, abertas ao público, que vão ocupar diversas galerias de arte, museu e ações de grafite em espaço urbano. Também inclui oficinas de arte, rodas de conversas e colóquio.

Exposições e Oficinas
A primeira exposição, “Um lugar no lugar do outro”, acontece na Galeria Café das Artes Vila Selvagem, em Fortim, no dia 17 de novembro, às 18h, com obras compartilhadas, em que artistas cearenses interferem livremente nos trabalhos impressos dos residentes de fora. Em Fortaleza, a partir do dia 18 de novembro, às 18h, na Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea, tem a exposição “Ô de fora… Tome chegada”, reunindo obras de todos os residentes. A exposição “Daqui e de onde você está..”, em homenagem ao artista cearense Siegbert Franklin, abre às 10 h, no dia 19 de novembro, na Galeria Leonardo Leal.

No dia 21, às 18h, na Galeria Multiarte, será o lançamento do catálogo com exibição do vídeo Territórios, de Petros Sevastikoglou, e bate-papo com os gestores da Associação Alemã Ponte Cultura, Marianne e Peter Stüve, com o representante do Na Casa do Artista, Werne Souza e com os anfitriões desse Intercâmbio, Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim.

No Museu da Universidade Federal (Mauc/UFC), dia 22 de novembro, às 18h, será aberta a exposição “Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas”, com trabalhos resultantes do processo de residência no Ceará.

 

O Intercâmbio também conta com oficinas de pintura, desenho, fotografia, caderno de artista e processo de criação, abertas ao público e gratuitas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em Fortaleza. Cada oficina oferece 20 vagas, por ordem de inscrição, que pode ser feita pelo link a seguir – https://linktr.ee/meiofiopesquisaeacao.

Ainda como parte da programação acontecerá o Colóquio Arte, Hospitalidade e Responsabilidade Socioambiental, no Hotel Escola Guaramiranga (IFCE), de 24 a 26 de novembro; e os Ateliers abertos nos dias 16 e 17 em Fortim; em Fortaleza, nos dias 19 e 20, no Hotel Ecco e 21 e 22 no Mauc/UFC. Uma confraternização/exposição no Espaço Meio Fio de Pesquisa e Ação, com todos os participantes do projeto encerram os 17 dias desse intercâmbio e residências artísticas.

Exposições
Dia 17/11, às 18h – “Um lugar no lugar do outro” (Pequenos Formatos), Café das Artes Vila Selvagem, Pontal de Maceió, em Fortim.
Dia 18/11, às 18 h – “Ô de fora… Tome chegada”, com obras de todos os residentes, Galeria Mariana Furlani Arte Contemporânea (rua Canuto de Aguiar, 1401 , Meireles – Fortaleza).
Dia 19/11, às 10h – “Daqui e de onde você está…”, em homenagem ao artista Siegbert Franklin, conversa com Rafael Carvalho, Galeria Leonardo Leal (rua Visc. de Mauá, 1515 – Aldeota, Fortaleza).
>> Dia 21/11, às 18h – Lançamento do Catálogo, exibição do vídeo Territórios, de Petros Sevastikoglou, bate-papo com os gestores da Associação Alemã Ponte Cultura, Marianne e Peter Stüve, com o representante do Na Casa do Artista, Werne Souza e com os anfitriões desse Intercâmbio, Ana Cristina Mendes e Herbert Rolim, Galeria Multiarte (R. Barbosa de Freitas, 1727 – Aldeota, Fortaleza)
Dia 22/11, às 18h – “Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas”, Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC/UFC), (avenida da Universidade, 2854 – Benfica- Fortaleza).

Oficinas
Bloco Didático do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (avenida Treze de Maio, 2081 – Benfica – Fortaleza),
Dias 21 e 22 /11 – 14h às 17h – _ Desenho expandido, com Brigitte Schwacke e Lisa Haselbek (Alemanha)
_ Caderno de Artista, com Reinhild Gerum (Alemanha)
_ Fotografia experimental (Cianotipia), com Wendel Medeiros (IFCE)
_ Pintura experimental, com Gerlinde Pistner, Fred Ziegler e Tevauha -Thomas Volkmar Held (Alemanha)

Dia 22/11 – 14h às 17h
_ Processo de Criação: Sistematização da Imagem, com James Kudo (SP).
Dias 24 e 26/11 – no Hotel Escola Guaramiranga (IFCE), Colóquio Arte, Hospitalidade e Responsabilidade Socioambiental.

Artistas brasileiros: Ceará – Ana Cristina Mendes, Herbert Rolim, Wilson Neto, Júlio Lira, Junior Pimenta e Maria Cecília Calaça. São Paulo – Ângelo Augusto Milani, James kudo, Coca Rodriguez, Lara Milani, Lilian Amaral. Pará – Lucia Gomes e Werne Souza. Minas Gerais – Izer Campos.

Artistas estrangeiros: Alemanha- Fred Ziegler, Reinhild Gerum, Thomas Volkmar Held, Lisa Haselbek, Marianne Stüve, Brigitte Schwacke, Gerlinde Pistner e o também o presidente da ponte cultura Peter Stüve. Reino Unido: Sarah Fiona Wood. França: Benoît Flamand. Canadá: Stefani Peter

Informações pelo email meiofiopesquisaeacao@gmail.com, Instagram do @meiofiopesquisaeacao

SERVIÇO
Exposição “Corpo coletivo, subjetividades compartilhadas”
Abertura 22/11 às 18h
Em cartaz até 02/12/2022
Museu de Arte da UFC – Mauc
Av. da Universidade, 2854, Benfica
Horário: de segunda a sexta feira (exceto feriados), das 8 às 12h e das 13 às 17h
Entrada e estacionamento gratuitos
Aberto a todos os públicos

Acessar Ir para o topo