Nota de pesar: Prof. Gilmar de Carvalho
Data da publicação: 18 de abril de 2021 Categoria: Notas públicas, NotíciasÉ com profundo pesar e consternação que o Museu de Arte da UFC se despede do Prof. Gilmar de Carvalho, uma das mais brilhantes inteligências do Ceará e do Brasil. Por décadas, fomos presenteados e privilegiados com a sua presença constante e generosa. A sua perda representa um vazio insuperável.
Professor, pesquisador, curador, amigo e companheiro, Gilmar será sempre para nós um exemplo de intelectual engajado, comprometido com a preservação do patrimônio e com as culturas populares. Deixa um vasto e valioso legado, que se espraia por inúmeros livros, artigos, doações ao nosso acervo e colaborações múltiplas em exposições, catálogos e nas nossas memórias afetivas.
Foi um intermediador fundamental para o crescimento de nossa Coleção de Cultura Popular, estudando-a com enorme dedicação e contribuindo decisivamente para a sua ampliação e diversificação. Na Sala de Cultura Popular, a sua voz e conhecimento sofisticado encontram-se nos textos e nas obras, colecionadas com afinco e generosamente doadas à instituição.
Profundamente agradecidos por sua vida e por sua amizade, nos solidarizamos com a sua família, amigos(as) e colegas. Gilmar de Carvalho é um imortal da cultura e das artes do Ceará e a sua memória permanecerá em nós, como um farol a iluminar os nossos compromissos institucionais com a memória e o patrimônio cearenses. Descanse em paz querido Professor Gilmar de Carvalho!
Fortaleza, 18 de abril de 2021
Museu de Arte da UFC