Nota de pesar do Mauc sobre as mais de 500 mil mortes pela Covid-19 no Brasil

Data de publicação: 21 de junho de 2021. Categoria: Sem categoria

Junho é mês das festas juninas e dos seus coloridos tradicionais… Junho também é mês de aniversário do Museu de Arte e da Universidade Federal do Ceará! E, nesta semana festiva, iniciamos de maneira contraditória: felizes pelos 60 anos do Mauc e 66 da UFC e tristes pelo sentimento de luto e de perda das vidas humanas ceifadas pela Covid-19 no Brasil e no mundo. Desde março de 2020 o sentimento da dor da despedida ou da angústia da incerteza sobre o futuro se fazem presentes em nossas vidas. Vimos membros da Equipe do Mauc e ou da comunidade universitária perderem familiares e amigos ou terem seus entes queridos voltando para casa com sequelas que ainda não sabemos se serão reversíveis após tratamento médico e fisioterápico. É assustador saber que entre os 500 mil mortos temos pais, mães, filhos, companheiras(os), filhas(os), amigas(os), amores e até mesmo os desamores de pessoas que estão ao nosso lado cotidianamente.

O Mauc é um museu universitário de arte e busca em suas ações cotidianas sensibilizar e estimular o exercício do pensamento crítico através da arte e estimular que todas(os) se vacinem e sigam os protocolos de biossegurança individual e coletiva para que possamos nos encontrar em breve para celebrar a vida e a sorte de continuarmos por aqui. Nas vésperas desta idade tão esperada, fica a pergunta mais insistente em nossos dias: como comemorar a vida em meio a este cenário ainda tão desolador? Celebrar os sessenta anos do primeiro museu de artes do Ceará neste momento em que ainda temos tantas perguntas, medos, indefinições e angústias nos parece o caminho de ser a resistência da vida que fica e que segue em frente… Sabemos que precisaremos fazer muitas exposições virtuais ou presenciais com a produção artística deste tempo pandêmico presente. Precisaremos, coletivamente, refletir sobre os erros e acertos, as escolhas e os caminhos impostos, as dores e as alegrias, o medo e a coragem que estarão implícita ou explicitamente representados nas obras de arte que ficarão como registros artísticos deste momento.

Peça gráfica quadrada com fundo na cor preta, mas à medida que vai para o centro temos um leve ponto de clareamento. No centro temos "Mais de 500 mil" em fonte branca, acima disto temos um ícone do luto, o laço preto; na parte inferior da peça temos as logos do Mauc 60 anos e da UFC.

Mais de 500 mil mortes pela Covid-19

Acreditamos que seja um desafio celebrar neste momento, mas não podemos perder a esperança de dias melhores… Precisamos encontrar formas de nos impulsionar a olhar para frente com vontade de viver e de amar aqueles que nos cercam. São muitos sentimentos ao mesmo tempo e todos eles transbordam ao ver quantos entes queridos de alguém foram levados nestes 15 meses de enfrentamento da Covid-19.

A Equipe Mauc lamenta as vidas que se foram pela Covid-19 e se solidariza com familiares e pessoas próximas a elas. Através da arte e do afeto, estendemos os braços àqueles que ficam e que precisam encontrar meios de seguir em frente. Cremos que a Arte e o conhecimento de nossa Cultura serão resistentes e vistos como registros e potências capazes de nos mover e fazer seguir adiante.

Seguimos juntos e com arte!

21.06.2021