Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Museu de Arte da UFC – Mauc

Área do conteúdo

Novembro Negro | Mauc abre inscrições para minicurso “Os Afrossaberes do Maracatu Cearense” (dia 18) e oficina “Colagem e Representatividade” (dia 28)

Data da publicação: 12 de novembro de 2025 Categoria: Cursos e oficinas, Inscrições, Notícias

I Novembro Negro UFC

 

Em alusão ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, a Universidade Federal do Ceará promove o 1º Novembro Negro da UFC, ação que engloba uma série de eventos ao longo do mês voltada ao combate ao racismo, celebração da cultura e promoção da igualdade. O Museu de Arte da UFC (Mauc) participa desse momento ofertando duas atividades com inscrições já abertas. Confira e se inscreva a partir dos formulários disponibilizados:

 

Minicurso Os Afrossaberes do Maracatu Cearense

Afrossaberes do Maracatu

Arte: Thiago Nogueira | Foto: Klever Oliveira

 

Data: 18/11/2025     

Horário: 13h a 17h

Google Calendar

Modalidade: Presencial

Local: Museu de Arte da UFC (Mauc)

Endereço: Av. da Universidade, 2854, Benfica, Fortaleza – CE

Quantidade de participantes: Máximo de 30 pessoas

Classificação indicativa: a partir de 12 anos

Descrição: O minicurso propõe uma imersão nos afrossaberes do maracatu cearense, compreendido como manifestação afro-brasileira com potencial educativo. Baseado na Pretagogia, teoria pedagógica afrorreferenciada proposta por Meijer, Silva e Petit, o curso visa integrar o maracatu à educação para as relações étnico-raciais (ERER), abordando seus aspectos históricos, estéticos e filosóficos. A programação inclui roda de conversa sobre os afrossaberes presentes nas loas, personagens, instrumentos e cortejo do maracatu. Haverá também a vivência com os instrumentos e a dança, valorizando o corpo como fonte de saber. Ao final, os participantes criarão um produto didático com base nos saberes do maracatu. O curso tem 4 horas de duração, buscando fortalecer o pertencimento afro e valorizando a cultura negra na educação patrimonial.

Ministrantes:

Janderson Oliveira é professor, arte-educador, brincante de maracatu e pesquisador da memória popular brasileira. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação e licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua como professor da rede pública estadual por meio da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc) e, desde 2017, é brincante do Maracatu Solar, em Fortaleza. 

Letícia Ramalho é professora, fotógrafa e produtora audiovisual, graduada em Letras-Português, Espanhol e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é graduanda do curso de Cinema e Audiovisual na mesma instituição. Atua ainda como professora na Secretaria de Educação do Ceará (Seduc) e é brincante do Maracatu Solar.

Inscrição: https://forms.office.com/r/MfF19Czxcm

 

 

Oficina Colagem e Representatividade 

Colagem e Representatividade

Arte: Thiago Nogueira

 

Data: 28/11/2025

Horário: 13h30 a 15h30

Google Calendar

Modalidade: Presencial

Local: Museu de Arte da UFC (Mauc)

Endereço: Av. da Universidade, 2854, Benfica, Fortaleza – CE

Quantidade de participantes: Máximo de 20 pessoas

Classificação indicativa: a partir de 16 anos

Descrição: A oficina propõe uma discussão sobre racismo, invisibilidade histórica e representatividade a partir da colagem com o objetivo de demonstrar como a arte pode ser uma ferramenta de resistência e ressignificação da imagem historicamente atribuída a pessoas negras e outras minorias étnico-raciais. Baseada no trabalho artístico da ministrante, a prática da colagem deve resultar em obras que protagonizam figuras racializadas em contextos nos quais são enaltecidas.

Ministrante: Lara Costa é artista visual e graduanda em Design-Moda pela UFC. Bolsista do Núcleo Educativo do Mauc pelo Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência/PROGRAD e voluntária no Programa Desenhando no Museu/PREX. 

Inscrição: https://forms.office.com/r/jQJE2gvxbS

 

 

1º Novembro Negro da UFC

A coordenação do I Novembro Negro da UFC é da Divisão de Equidade, Diversidade e Inclusão (EDI), ligada à Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) da Universidade Federal do Ceará. No compromisso permanente da Universidade com a construção de uma instituição mais diversa, inclusiva e antirracista, as atividades incluem debates, oficinas, palestras, minicursos, exibição de filmes, feiras e apresentações culturais em unidades acadêmicas e culturais da instituição na capital e no interior. Você pode conferir informações sobre a programação geral no Portal da UFC.

 

 

SERVIÇO

1º Novembro Negro da UFC – Programação Mauc

18 e 28 de novembro de 2025

Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE

Entrada e estacionamento gratuitos

 

 

 

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo