Primavera dos Museus e Calourada Mauc promovem cursos, oficinas, palestras e outras atividades de 22 a 26 de setembro no Museu de Arte da UFC | Inscreva-se
Data da publicação: 16 de setembro de 2025 Categoria: Cursos e oficinas, Inscrições, Notícias, Primavera dos Museus
Divulgação | Diagramação: Thiago Nogueira | 3 imagens (use as setas sobre a imagem para acessar a arte da programação
O Museu de Arte da UFC (Mauc) abre inscrições para uma ampla e diversa programação museal que acontece entre 22 e 26 de setembro em ação unificada da 19ª Primavera dos Museus e 8ª Calourada Mauc. A partir do tema “Museus e Mudanças Climáticas”, o evento vem reforçar o papel dos museus como espaços de preservação, diálogo e mobilização frente aos desafios do nosso tempo.
Entre atividades presenciais e virtuais, o Mauc oferta ações na modalidade curso, oficina, palestra, roda de conversa, mesa redonda, apresentação de livro e realização audiovisual. Confira mais abaixo os detalhes de toda a programação e os respectivos formulários de inscrição.
Primavera dos Museus
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Primavera dos Museus é um evento cultural anual que ocorre no início da primavera, em setembro. O evento foi criado com o objetivo de intensificar a relação entre os museus e a sociedade, promovendo a valorização do patrimônio cultural brasileiro. Durante a Primavera dos Museus, muitas atividades são organizadas por instituições museológicas em todo o País, atraindo um público diversificado e incentivando a participação comunitária.
Calourada Mauc
Projeto do Núcleo Educativo do Museu de Arte da UFC (NEMauc) voltado para a recepção e acolhimento de estudantes recém ingressos na Universidade Federal do Ceará com atividades ligadas à arte, cultura e museologia. Embora pensadas para o público ingressante, qualquer pessoa interessada pode se inscrever nas atividades.
PROGRAMAÇÃO
19ª PRIMAVERA DOS MUSEUS e 8ª CALOURADA MAUC
Arte e sustentabilidade: painel com resíduos têxteis | Oficina
Data – 22/09
Horário – 9h a 11h
Descrição da atividade – A oficina tem como base a obra “Futuro Ancestral”, de Lara Costa, que foi exposta no V Salão Universitário UFC e aborda a importância da sustentabilidade, utilizando resíduo têxtil em sua composição, além de bordado sobre papel. Propõe-se uma revisão do conceito de sustentabilidade e formas de arte sustentáveis, com o objetivo de ensinar a construir um painel feito a partir de resíduos têxteis e outros materiais de preferência do participante. As técnicas ensinadas na oficina serão costura, fuxico, bordado e patchwork.
Classificação indicativa – A partir de 16 anos
Formato da atividade – Presencial (Auditório do Mauc)
Nome e Minibio Ministrante(s) – Lara Fátima Freitas Costa: estudante de Design-Moda/UFC, bolsista do Núcleo Educativo do Mauc pelo Programa de Acolhimento e Incentivo à Permanência/PROGRAD e voluntária do Programa Desenhando no Museu/PREX.
Quantidade de vagas – 15
Material de responsabilidade da/o participante – Linha de costura, agulha da mão e tesoura. (Se possível: linha de bordado, agulha de bordado, cola, retalhos e outros materiais de sua preferência, como botões, miçangas, spike).
Inscrição – https://forms.office.com/r/Y6XGRm9ac4
Da cozinha à dramaturgia. A arte vegana é presente? | Roda de conversa
Data – 22/09
Horário – 15h a 16h
Descrição da atividade – Vivência com a partilha de um chefe de cozinha e suas experiências gastronômicas à base de plantas, além da partilha do elenco da novela “Ecopousada de Emoções” sobre o processo criativo de montagem da narrativa com personagens veganos(a). O público terá a oportunidade de interagir livremente, fazendo perguntas ou compartilhando pensamentos. O evento será mediado por um artista vegano e será encerrado com uma foto coletiva.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Presencial (Auditório do Mauc)
Nome e Minibio Ministrante(s) – Jairo Reiges Pinto Ferreira: artista e vegano, além de ser diretor e ator da novela “Ecopousada de Emoções”. Atualmente, Reiges promove piqueniques veganos (VEGNICS) mensais na cidade de Fortaleza e produz conteúdo sobre experiências gastronômicas, trilhas e amor aos animais pelo perfil de instagram @na.nave.gan
Quantidade de vagas – 20
Inscrição – https://forms.office.com/r/Z8V9rHZLL0
Introdução à Plataforma Lattes | Oficina online
Data – 23/09
Horário – 9h a 11h
Descrição da atividade – A Plataforma Lattes, desenvolvida pelo CNPq, foi criada com o objetivo de reunir em um formulário padrão o registro dos currículos dos pesquisadores brasileiros e disponibilizá-lo em um único sistema de informação. Atualmente, o Currículo Lattes é utilizado pelas principais universidades, institutos, centros de pesquisa e fundações de amparo à pesquisa dos estados como instrumento para a avaliação de pesquisadores, professores e alunos. Por sua riqueza de informações e sua crescente confiabilidade e abrangência, tornou-se elemento indispensável à análise de competências ligadas à formação e experiência profissional e acadêmica, necessárias aos financiamentos na área de ciência e tecnologia. Assim, a oficina pretende dar ênfase em conceitos básicos e manuseio da plataforma visando promover e estimular a pesquisa e o ingresso no mundo das ciências.
Classificação indicativa – A partir de 16 anos
Formato da atividade – Online, via Google Meet
Nome e Minibio Ministrante(s) – Larisse Macêdo de Almeida: bibliotecária formada pela Universidade Federal do Ceará (2013), pós-graduada em Pesquisa Científica pela Universidade Estadual do Ceará (2016), mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará (2019). Atualmente exerce o cargo de Bibliotecária-Documentalista no Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, responsável pelo gerenciamento da Biblioteca Floriano Teixeira do Museu de Arte da UFC.
Quantidade de vagas – Livre
Material (de responsabilidade da/o participante) – Computador ou outro dispositivo com acesso à internet.
Inscrição – https://forms.office.com/r/pqbzKV7Ljf
Resurgentis – Sérgio Helle doa obras para o acervo do Mauc | Apresentação de livro
Data – 23/09
Horário – 15h a 16h
Descrição da atividade – As obras doadas ao Mauc fazem parte das séries de gravuras e pinturas digitais que abordam os ciclos de vida e morte como forças da natureza. O percurso do artista está registrado no livro “Resurgentis – nascer, renascer, nascer de outro modo” (Fortaleza, 2025), reunindo obras das séries Paradisus e Mar Ancestral, além daquela que dá título à publicação. Breve apresentação do livro, organizado por Sérgio Helle e Izabel Gurgel, com texto do crítico Marcus de Lontra Costa.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Presencial (Hall do Mauc)
Nome e Minibio Ministrante(s) – Sérgio Helle vive e trabalha em Fortaleza, Ceará. Desenvolve um trabalho em que mescla as mais novas ferramentas digitais com tradicionais técnicas de desenho e pintura. Com 37 anos de carreira, foi um dos primeiros artistas cearenses a utilizar o computador como ferramenta artística. Participou das residências artísticas Lab Verde, na Amazônia em 2018 e do Instituto Sérvulo Esmeraldo em 2019 e 2022, no interior do Ceará. “O diálogo entre a pintura e novas tecnologias são como um encontro de épocas distintas mescladas entre pigmentos e pixels.”
Quantidade de vagas – Livre
Sem necessidade de inscrição.
Animação: Ressurgindo | Vídeo no Youtube
Data – 24/09
Horário – 9h
Descrição da atividade – Publicação no Youtube de animação em 2d que traz uma reflexão sobre a importância do museu como um lugar de ressurgimento da beleza das coisas simples.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Vídeo no Youtube
Nome e Minibio Ministrante(s): Thiago Nogueira é ilustrador e animador. Trabalha como contramestre em artes gráficas do Mauc. É responsável pelas publicações editoriais do Mauc, como catálogos e livros ilustrados.
Sem necessidade de inscrição.
Noções Básicas de Leitura e Escrita Braille | Palestra
Data – 24/09
Horário – 14h a 16h
Descrição da atividade – Palestra organizada por meio projeto “Arquivo do Mauc Acessível”, do Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA). Destina-se a estudantes, servidores e demais interessados que desejam conhecer de perto este método que revolucionou a vida das pessoas com deficiência visual em todo o mundo há mais de um século.
Classificação indicativa – A partir de 18 anos
Formato da atividade – Presencial (Auditório do Mauc)
Nome e Minibio Ministrante(s) – Calizeth Campos: graduanda em Letras pela Universidade Estácio de Sá desde 2018. Possui um vasto conhecimento sobre Dosvox e NVDA, tecnologias assistivas desenvolvidas para pessoas com deficiência visual. Alfabetizou-se por meio do Sistema Braille, possuindo uma ampla experiência nos processos de leitura e escrita do referido sistema. Colabora em pesquisas científicas voltadas à inclusão das pessoas com deficiência visual nos aspectos arquitetônico, informacional, tecnológico e atitudinal. É servidora da UFC desde dezembro de 2013; integrou a equipe do Mauc e atualmente está lotada na Casa de José de Alencar.
Quantidade de vagas – 12
Material (de responsabilidade da/o participante) – Caneta Esferográfica e Papel
Inscrição – https://forms.office.com/r/vqhya1u4Be
Entre tecidos e imagens: arte, moda e cinema diante da crise climática | Exibição de Filme + Mesa Redonda
Data – 25/09
Horário – 9h a 11h
Descrição da atividade – A atividade propõe a exibição de fashion filmes dirigidos por Rycleson Rodrigues, que exploram a moda como linguagem crítica e sustentável, seguida de um debate com o público sobre a presença da temática ambiental nas artes visuais, no cinema e na moda. A conversa também dialogará com a obra Triz, apresentada pelo artista, refletindo sobre como práticas artísticas podem tensionar memória, ancestralidade e mudanças climáticas.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante(s) – Rycleson Rodrigues: artista e realizador audiovisual, estudante de Cinema e Audiovisual na Universidade Federal do Ceará. Desenvolve experimentações entre cinema, moda e artes visuais, explorando temas como resistência queer, ancestralidade e sustentabilidade.
Quantidade de vagas – Livre
Sem necessidade de inscrição.
Lançamento – Vídeo institucional do Arquivo do Mauc | Vídeo no Youtube
Data – 26/09
Horário – 9h
Descrição da atividade – Publicação de vídeo no Youtube do Arquivo Institucional e Histórico J. P. Chabloz.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Vídeo no Youtube
Nome e Minibio Ministrante(s) – Auricelia França de Souza Reis: graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), desde 2008. Mestre em Políticas públicas e gestão da educação superior pela UFC. Especialista em Tecnologias Aplicadas ao Tratamento, Recuperação e Gestão da Informação. Atuou como Técnica em arquivos na Iniciativa Privada, entre os anos de 2009 a 2014, desempenhando práticas diretas na área de Organização da Massa Documental e no Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Hoje Técnica em Arquivos na Universidade Federal do Ceará, desempenhando papel fundamental na organização do Acervo Histórico e Institucional do Museu de Arte da UFC – Mauc.
Sem necessidade de inscrição.
Edição de vídeos para museus com CapCut | Oficina
Data – 26/09
Horário – 14h a 16h
Descrição da atividade – A oficina apresenta uma introdução prática à edição de vídeos com o aplicativo CapCut voltada para a produção de conteúdos audiovisuais em museus. Aborda técnicas básicas de edição e montagem de narrativas visuais, capacitando os participantes a criar vídeos que ampliem a comunicação de exposições, coleções e ações educativas, utilizando uma ferramenta gratuita e de fácil acesso.
Classificação indicativa – A partir de 15 anos
Formato da atividade – Presencial
Nome e Minibio Ministrante(s) – Ricardo Vieira de Sousa: Bacharel em Design-Moda pela UFC e pós-graduado em Gestão Estratégica de Marketing pelo Senac/SP. Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Maranhão (PPGDg/UFMA) e pós-graduando em Mídias Digitais: Comunicação e Design pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Quantidade de vagas – 20
Material (de responsabilidade da/o participante) – Os participantes deverão providenciar acesso à internet e instalar o aplicativo CapCut em seus dispositivos móveis (celular ou tablet) para acompanhar e realizar as atividades práticas da oficina.
Inscrição – https://forms.office.com/r/HCP8kh5XT8
Um Acervo Mauc que nunca existiu | Postagem no Instagram
Data – 26/09
Horário – 14h
Descrição da atividade – Vamos conhecer algumas peças do Acervo Mauc que não existem mais por efeito de um evento climático que mudou o fluxo do meio ambiente. Postagem no perfil do Instagram @museudeartedaufc. Edição: Felipe Araújo; Roteiro: Kathleen Silveira e Felipe Araújo.
Classificação indicativa – Livre
Formato da atividade – Online
Nome e Minibio Ministrante(s):
Kathleen Raelle de Paiva Silveira: assistente em administração da Universidade Federal do Ceará atuando no Núcleo de Comunicação do Museu de Arte(Mauc);
Felipe Araújo: estudante do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, bolsista do Laboratório Audiovisual do Mauc (projeto vinculado à Pró-Reitoria de Cultura).
Sem necessidade de inscrição.
Kit de sobrevivência artístico | Curso online
Data – aulas síncronas em 22, 23 e 25/09; atividade assíncrona em 24/09
Horário – 9h às 11h
Carga horária – 8 horas
Descrição da atividade – Em tempos de tantas mudanças e em qualquer fase que esteja um artista, que pode até não ter ou não manter atualizado, em algum momento vai precisar do portfólio e do Mapa Cultural, que aqui chamamos de kit de sobrevivência artístico! No decorrer das aulas, discutiremos sobre a importância desses documentos e serão apresentadas orientações e exercícios para a criação do seu próprio portfólio e perfil no Mapa Cultural do estado do Ceará.
Classificação indicativa – A partir de 16 anos
Formato da atividade – Online, via Google Meet
Nome e Minibio Ministrante(s) – Luiz Fernando da Silva Maciel: Boca de Trovão é um jovem inquieto forjado nos movimentos sociais, amante de projetos de cultura, arte e educação. Atua como produtor cultural e realizador audiovisual, tendo cursado o técnico de produção cultural da quintanda soluções em parceria com o Centec e composto a 6ª turma de realização em audiovisual da Vila das Artes e a 3ª turma do Centro Cultural Bom Jardim. Em seu trabalho se dispõe a investigar a construção de espaços de memória e o acolhimento de corpos dissidentes.
Quantidade de vagas – 20
Material (de responsabilidade da/o participante) – Computador ou outro dispositivo com acesso à internet.
Inscrição – https://forms.office.com/r/8pxr7MvbWY
__
SERVIÇO
19ª Primavera dos Museus e 8ª Calourada Mauc
22 a 26 de setembro de 2025
Programação completa em Agenda Mauc
Museu de Arte da UFC
Av. da Universidade, 2854
Benfica, Fortaleza – CE
Entrada e estacionamento gratuitos












